Ministra da Saúde revoga obrigatoriedade de notificação à polícia em caso de aborto


17 de janeiro de 2023
Ministra da Saúde revoga obrigatoriedade de notificação à polícia em caso de aborto
Nísia Trindade revogou outras cinco portarias oficializadas no governo Bolsonaro (Peter Ilicciev/Fiocruz)
Da Revista Cenarium (*)

SÃO PAULO – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revogou seis portarias assinadas no governo Bolsonaro, entre elas uma que previa a necessidade de que o médico avisasse a polícia em caso de aborto por estupro.

A medida foi criada em setembro de 2020, na gestão de Eduardo Pazuello, e recebeu críticas de especialistas. Na época, o Ministério da Saúde recuou em alguns pontos, como a exigência de que médicos informassem à gestante a possibilidade de ver o feto em ultrassonografia, por exemplo. No entanto, o aviso às autoridades policiais foi mantido.

Medida havia sido implementada em 2020, durante gestão de Eduardo Pazuello (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Embora a palavra “obrigatória” tenha sido retirada após a repercussão negativa, a portaria dizia que o médico e os demais profissionais de saúde, em casos com indícios ou confirmação do crime de estupro, deveriam comunicar o fato à autoridade policial responsável.

A interrupção da gravidez é permitida em três situações no país: quando a gravidez é resultado de violência sexual; se não há outro meio de salvar a vida da gestante, e em casos de fetos com anencefalia.

Voltaram a vigorar medidas previstas numa portaria de 2017 sobre o tema, que já estabelecia uma série de procedimentos para justificar e autorizar a interrupção da gravidez, mas não falava sobre a necessidade de comunicação à polícia.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.