Ministro Braga Netto anuncia novos comandantes das Forças Armadas após demissões


31 de março de 2021
Ministro Braga Netto anuncia novos comandantes das Forças Armadas após demissões
Almirante Almir Garnier Santos, o tenente-brigadeiro Baptista Júnior e general Paulo Sérgio Nogueira. (Reprodução/ Internet)

Com informações O Globo

BRASÍLIA – Os novos comandantes das Forças Armadas foram apresentados, na tarde desta quarta-feira, 31, pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Durante cerimônia de apresentação dos novos nomes, Braga Netto ressaltou que os militares estão comprometidos com os poderes constitucionais e as liberdades democráticas. O general Paulo Sérgio Nogueira vai assumir o Exército; o almirante de esquadra Almir Garnier Santos chefiará a Marinha; e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi escolhido para a Aeronáutica.

O ministro Braga Netto afirmou que “os militares não faltaram no passado e não faltarão sempre que o País precisar”. A Marinha do Brasil, o Exército brasileiro e a Força Aérea Brasileira se mantém fiéis as suas missões constituicionais de defender a pátria, garantir os poderes constitucionais e as liberdades democráticas. Neste dia histórico, reforço que o maior patrimônio de uma nação é a garantia da democracia e a liberdade do seu povo – disse o ministro.

Após Braga Netto conversar com os cotados ao longo do dia, ele os levou para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto em busca do aval do mandatário do País. Logo depois, o ministro convocou a imprensa para apresentar os nomes publicamente, o que deve ocorrer em instantes.

A troca vem após uma crise que levou os três comandantes anteriores a deixarem os cargos, após serem pressionados por Bolsonaro a demonstrarem maior apoio ao governo federal.

Nas redes sociais, antes do anúncio oficial, o general José Luiz Freitas, comandante de Operações Terrestres do Exército, parabenizou Paulo Sérgio Nogueira pela indicação.

“Escolhido o novo Comandante do Exército, General Paulo Sérgio, excepcional figura humana e profissional exemplar. Como não poderia deixar de ser, continuaremos unidos e coesos, trabalhando incansavelmente pelo Exército de Caxias e pelo Brasil!”, escreveu Freitas nas redes sociais.

Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército, o general José Luiz Freitas disse no último final de semana, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que o Brasil deve se preparar para uma possível terceira onda da pandemia da Covid-19, considerando a situação da Europa, o que teria desagradado Bolsonaro.

Também nesta quarta-feira, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou a convocação do novo ministro da Defesa. Como o pedido não foi transformado em convite, Braga Netto será obrigado a comparecer à audiência, que ainda não tem data prevista.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.