Ministro da Justiça entrega ‘Ordem do Mérito’ ao presidente do Senado
23 de maio de 2025

BRASÍLIA (DF) – O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, foi homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesta sexta-feira, 23, o parlamentar recebeu das mãos do ministro Ricardo Lewandowski a Medalha de Ordem do Mérito, no grau de Grã-Cruz, pelos relevantes serviços prestados a toda a sociedade brasileira. “Tenho certeza que sua excelência faz jus a esse galardão e honrará este mérito para todo sempre”, declarou o ministro.
O senador agradeceu ao ministro Ricardo Lewandowski pela honraria recebida, expressando respeito e admiração por sua atuação na magistratura e no governo. “Essa honraria eu divido com os meus colegas, senadores e senadoras, deputadas e deputadas, porque eu tenho certeza absoluta que o papel do Parlamento é de equilíbrio institucional e, acima de tudo, de maturidade política. Seguimos com o diálogo!”, disse.

Ordem do Mérito
A Ordem do Mérito do MJSP foi criada pelo Decreto nº 11.089/2022 é composta por quatro graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. Ela é destinada a cidadãos que prestaram relevantes e inestimáveis serviços ao MJSP e aos órgãos a ele vinculados e a pessoas que se destacaram no exercício de sua profissão, tornando-se merecedores do reconhecimento da classe.
A admissão e promoção na Ordem do Mérito ocorre por ato do Presidente da República, na condição de grão-mestre, após o encaminhamento de indicações pelo chanceler, representado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública.
Vaja o significado de algumas honrarias:
Grã-Cruz: destinado a chefes de Estado, a ministros, governadores, presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal, de Tribunais Superiores, procurador-geral da República e a outras personalidades de hierarquia equivalente.
Grande Oficial: destinado a secretários-executivos e adjuntos, a presidentes de Câmaras Municipais, a prefeitos, deputados estaduais, secretários de Governo, desembargadores federais do Trabalho e da Justiça, procuradores regionais da República, procuradores de Justiça e a outras personalidades de hierarquia equivalente.
Comendador: destinado a oficiais das Forças Armadas e Forças Auxiliares, funcionários dos Conselhos Federais e Regionais, servidores públicos federais, estaduais e municipais, vereadores, segundos e terceiros-secretários de Embaixada ou Legação Estrangeiras, cônsules de carreira estrangeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.
Cavaleiro: destinado aos demais cidadãos, artistas, desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.