Moradores de São Paulo recebem alerta de tsunami após terremoto no Estado


16 de junho de 2023
Moradores de São Paulo recebem alerta de tsunami após terremoto no Estado
Informe do Google sobre o terremoto. (Reprodução/Google)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Estado de São Paulo registrou na manhã desta sexta-feira, 16, um terremoto de magnitude estimada em 4,7, segundo o sistema de alerta do Google. O assunto está entre os mais comentados do País nas redes sociais, com relatos de quem sentiu o tremor de terra e recebeu alerta de risco de tsunami.

De acordo com o registro, o tremor foi sentido por volta das 8h22 (horário de Brasília), em Miracatu, distante 138 quilômetros da capital São Paulo. A Defesa Civil do Estado confirmou que dois abalos sísmicos ocorreram na região do município, por volta de 8h35, de intensidade entre 4,7 e 4,9.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou o registro de tremor no município de Itariri, próximo a Peruíbe. O evento, de acordo com o órgão, teve magnitude de 4.0.

Moradores das cidades de Sorocaba, Iguape, Itanhaém, Peruíbe, Registro e cidades do litoral, na Baixada Santista, também relataram ter percebido o tremor. Não há relatos sobre destruição ou vítimas do terremoto.

Nas redes, os relatos de quem sentiu a terra tremer indicam que moradores receberam alertas antes do terremoto. Maik Freitas, de Peruíbe, afirmou que a notificação afirmava sobre o risco de tsunami.

“Tivemos um terremoto aqui em Peruíbe -SP. Nossos celulares receberam uma notificação, todos ao mesmo tempo, temos três aparelhos, sobre um terremoto com epicentro próximo daqui, o chão tremeu. O informe dizia para não ficar próximo a orla, pois poderá ter tsunami. Medo!”, publicou na rede social Twitter.

“Nunca imaginei que um dia iria acordar com notificação de terremoto”, disse outra usuária do Twitter.

https://twitter.com/ttdabias/status/1669690285465427968

Filipinas

Nessa quinta-feira, 15, um terremoto de magnitude 6,2 atingiu as Filipinas. O terremoto ocorreu por volta das 10h (hora local) com epicentro a 100 quilômetros da capital Manila e profundidade de 124 quilômetros. Não houve danos ou alerta de tsunami.

O chefe da agência catalã de gerenciamento de desastres, Roland Torres, disse que o tremor durou entre 30 segundos e um minuto, suficiente para fazer com que os moradores de Manila corressem para a rua.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.