Moradores encontram dezenas de peixes mortos próximo à hidrelétrica em Mato Grosso
12 de agosto de 2024

Davi Vittorazzi — Da Cenarium
CUIABÁ (MT) — Dezenas de peixes foram encontrados mortos, no último final de semana, no Rio Teles Pires, próximo à Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop (cidade a 420 quilômetros de Cuiabá). Moradores registraram imagens que mostram os animais boiando no rio.
Em um dos vídeos, um homem conta que há peixes de diversas espécies, como corvina, cachara, pacu e piranha. Até o momento, não há estimativa oficial sobre a quantidade de animais mortos e nem a causa. “Mais uma vez uma mortalidade de peixes. Está branco o rio de peixes mortos”, disse um morador. Assista a seguir.
Por meio de nota, a Sinop Energia, companhia que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, informou que não há evidências que indiquem que a empresa possa ser a responsável pelas mortes dos peixes. “A empresa monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio”, diz trecho da manifestação.
Uma análise da situação deve ser feita por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O órgão foi procurado pela reportagem e disse que apura as responsabilidades sobre o ocorrido, além de ter solicitado um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações.
Uma das hipóteses que também pode ser levantada, além da relação da usina, é a frente fria que atingiu o Estado na última semana. Segundo monitoramento da Sinop Energia, foi detectado, no sábado e no domingo, uma diferença de 6°C na água.

Outros casos de mortes de peixes no mesmo rio já foram registrados, o que poderia ter relação com a operação da usina hidrelétrica. Em 2020, centenas de peixes foram encontrados mortos e a companhia justificou, na ocasião, que o incidente poderia ter sido causado pelo desligamento de unidades geradoras, devido ao baixo nível do rio.
Leia a nota da Sinop Energia na íntegra:
A Sinop Energia informa que está ciente da ocorrência de morte de peixes em áreas próximas ao nosso empreendimento hidrelétrico, a jusante das estruturas da barragem.
Até o momento, não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A UHE Sinop opera em estrita obediência aos protocolos desenvolvidos por especialistas e aprovados pelas autoridades.
A empresa monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental, e continuaremos a trabalhar em conjunto com especialistas e órgãos ambientais para garantir a proteção da biodiversidade em nossa área de atuação.
Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e fornecer atualizações conforme novos dados sejam obtidos.