Moraes manda desbloquear redes sociais de Carla Zambelli e de família da deputada


Por: Cenarium*

25 de setembro de 2025
Moraes manda desbloquear redes sociais de Carla Zambelli e de família da deputada
A deputada federal, Carla Zambelli, em audiência na Câmara dos Deputados (Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

MANAUS (AM) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, determinou nesta quinta-feira, 25, o desbloqueio dos perfis da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e de seus familiares.

Os perfis foram bloqueados em 4 de junho de 2025, dias após a congressista fugir do Brasil para evitar o cumprimento da pena de dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As contas foram suspensas “em virtude de publicações que, propagando grave e ilícita desinformação e discursos de ódio, atentaram contra as instituições, Poderes de Estado e, principalmente, contra o Estado democrático de Direito”.

Deputada federal, Carla Zambelli está presa na Itália (Reprodução/Câmara dos Deputados)

“No atual momento processual, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais, devendo, somente, ser excluída as postagens ilícitas que deram causa a decisão judicial”, disse.

As contas desbloqueadas são vinculadas a Zambelli, seu filho, João Zambelli, e sua mãe, Rita Zambelli, nas plataformas Gettr, Meta, LinkedIn, TikTok, X, Telegram e YouTube. Na decisão, Moraes diz que a reincidência na publicação de conteúdo que atente contra o Estado democrático de Direito acarretará multa de R$ 20 mil por perfil investigado.

O Supremo condenou Zambelli, em maio, à perda de mandato e a dez anos de prisão por invadir o sistema do CNJ com a ajuda do hacker Walter Delgatti Neto, que também foi condenado.

O hacker emitiu uma ordem de prisão falsa contra Moraes e disse ter feito isso a pedido da deputada. Zambelli respondeu que não ajudou a redigir a falsa ordem de prisão, como aponta a acusação, e que soube da invasão do CNJ por Delgatti somente depois dos fatos. O documento foi encontrado em seus dispositivos.

A deputada fugiu do país, passando pela Argentina e Estados Unidos antes de desembarcar na Itália. Depois de cerca de dois meses foragida, Zambelli foi presa no fim de julho e aguarda, detida em um presídio em Roma, a decisão sobre seu processo de extradição para o Brasil.

Leia mais: ‘Não sobreviveria na cadeia’, diz Zambelli após condenação
(*) Com informações da Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.