24 de novembro de 2020

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC

Náferson Cruz – Da Revista Cenarium

MANAUS – O médico, empresário e político Luiz Fernando Nicolau, 74 anos, pai do deputado estadual Ricardo Nicolau faleceu na manhã desta segunda-feira, 16. A assessoria do Grupo Samel, de serviços de saúde do qual era sócio, confirmou a morte, mas a causa não foi divulgada. Ele estava há 25 dias internado no Hospital da Samel.

Luiz Nicolau foi deputado estadual, deputado federal, presidente da ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas) e secretário de Saúde do estado. Luiz Nicolau era pai de Ricardo Nicolau, deputado estadual que disputou a eleição para prefeito de Manaus no domingo, 15.

Filho de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, Luiz Fernando Nicolau formou-se em 1973 e, depois de uma pós-graduação em administração hospitalar, cursada dois anos depois no Instituto São Camilo, em São Paulo, decidiu fundar, em 1976, o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um prédio histórico e acanhado da avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Aquele foi o embrião da Samel, hoje a maior rede de assistência hospitalar do Amazonas.

Trajetória na política

Luiz Fernando Nicolau também construiu uma longa carreira política, que começou em 1986, elegendo-se deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte, entre 1987 e 1988, e presidente em 1988. Neste último ano, licenciou-se do Legislativo para ocupar a Secretaria de Saúde, no governo de Amazonino Mendes (1987-1990). Em 1989, deixou a secretaria e reassumiu seu mandato de deputado.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e quatro anos mais tarde foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos (àquela altura uma votação consagradora). Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998. Dois anos depois, lançaria a candidatura do filho Ricardo a vereador em Manaus, com sucesso.

Ricardo tornou-se herdeiro da carreira política e elegeu-se sucessivamente deputado estadual a partir de 2002. Em 2016, a família decidiu lançar na carreira política o filho mais novo, Hiram, que elegeu-se vereador. Nos últimos anos, entretanto, o foco de Luiz Fernando voltou-se quase exclusivamente para a expansão do grupo Samel, o que fez o deputado estadual anunciar que este seria seu último mandato e licenciar-se do cargo assim que a pandemia começou para cuidar exclusivamente do hospital de campanha.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.