Motorista que atingiu base policial é preso e diz que ‘foi por Bolsonaro’
Por: Jadson Lima
26 de março de 2025
MANAUS (AM) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante, na madrugada desta quarta-feira, 26, o caminhoneiro Marcio Pinheiro Saldanha, após ele colidir seu veículo contra a estrutura operacional da instituição em Recanto das Emas, na BR-060, no Distrito Federal (DF). Um vídeo gravado após a detenção mostra o motorista, com sinais de embriaguez, sentado em uma cadeira. Ele afirma que sua motivação foi a atual situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu queria derrubar a tua barraca toda, mas não deu certo”, diz o motorista em um trecho da gravação. Um agente da PRF o questiona se o objetivo dele era atingir a estrutura da corporação e ele confirma. “É terrorista, fiz de propósito […] É revoltante que o Estado quer prender o Bolsonaro”, disse o homem no registro feito por outro servidor da PRF momentos após a colisão, que tem duração de cerca de 1h30.
Em nota à imprensa, a instituição informou que o caminhão trafegava em alta velocidade quando atingiu barreiras plásticas utilizadas para canalizar o fluxo viário, ultrapassando o bloqueio policial e avançando pelo acostamento. Sem controle, o veículo passou sobre um quebra-molas e colidiu com viaturas da PRF que estavam estacionadas na área externa da unidade.
As imagens gravadas após o registro da colisão mostram que duas viaturas da instituição, estacionadas próximo à base da corporação na rodovia federal, foram atingidas. Ao ser abordado, o motorista declarou que pretendia atingir a estrutura da PRF por motivações políticas.
Vejas as imagens:
A corporação informou que o homem foi submetido ao teste do etilômetro, que constatou o índice de 0,95 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar alveolar), valor quase três vezes superior ao que configura crime de trânsito. A PRF analisa junto à Polícia Federal e a inteligência de outros órgãos indícios que comprovariam o intento terrorista na ação.
Marcio Saldanha foi preso em flagrante pelos crimes de embriaguez ao volante, corrupção ativa e tentativa de homicídio, além da suspeita de terrorismo. Após o auto de prisão, o motorista foi encaminhado para uma unidade da Polícia Federal (PF).
A área atingida segue isolada e aguarda equipes de perícia. A PRF afirmou no comunicado que está analisando, junto à PF e a inteligência de outros órgãos, indícios que comprovariam o intento terrorista na ação.