Movimentos de direitos humanos vão pressionar Lula por volta da ‘Comissão de Mortos e Desaparecidos’


26 de dezembro de 2022
Movimentos de direitos humanos vão pressionar Lula por volta da ‘Comissão de Mortos e Desaparecidos’
O filósofo Silvio Almeida foi o escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a Secretaria de Direitos Humanos do novo governo (Foto Marlene Bergamo / Folhapress)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – Movimentos de direitos humanos devem pressionar o novo governo a retomar a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do regime militar, extinta pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

A demanda será levada ao futuro novo chefe da Secretaria dos Direitos Humanos do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Silvio Almeida.

O filósofo Silvio Almeida foi o escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a Secretaria de Direitos Humanos do novo governo (Foto Marlene Bergamo / Folhapress) – Folhapress

O órgão, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi extinto no último dia 15, duas semanas antes do fim do mandato do atual presidente.

Votaram favoravelmente Marco Vinicius Pereira de Carvalho, presidente da comissão, além do deputado federal Filipe Barros (PL-PR), representante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Jorge Luiz Mendes de Assis, representante das Forças Armadas, e Paulo Fernando Melo da Costa, representante da sociedade civil.

Todos foram nomeados por Bolsonaro, já que o Executivo poderia nomear quatro dos sete integrantes.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.