Movimentos protestam contra aumento da tarifa de ônibus em Belém


Por: Fabyo Cruz

15 de abril de 2025
Movimentos protestam contra aumento da tarifa de ônibus em Belém
Protesto em frente à Prefeitura de Belém (Foto: Adriano Mendes)

BELÉM (PA) – Manifestantes ocuparam, na manhã desta terça-feira, 15, a frente do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém (PA), para protestar contra o recente aumento no valor da passagem de ônibus na capital paraense. O reajuste foi anunciado pelo prefeito Igor Normando (MDB), em comum acordo com as empresas de transporte público, elevando a tarifa de R$ 4,00 para R$ 4,60 — um aumento de 15%.

O valor reajustado supera a inflação acumulada desde abril de 2022, que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi de 12%. Para os manifestantes, o aumento é abusivo e agrava ainda mais a situação da população que depende diariamente do transporte público para trabalhar, estudar e acessar serviços básicos na cidade.

Manifestantes em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém (Foto: Adriano Mendes)

Entre os manifestantes havia estudantes, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, o grupo criticou o reajuste da tarifa de ônibus, apontando o impacto direto sobre a população. Frases de protesto foram entoadas ao longo do ato, que chegou a interferir no fluxo do trânsito em uma das principais vias da região central.

Policiais militares fizeram o isolamento da área em frente à sede da prefeitura para evitar confrontos e garantir a segurança tanto dos manifestantes quanto de servidores municipais e transeuntes que passavam pelo local. Apesar da movimentação intensa, o protesto ocorreu de forma pacífica.

Gabriel Braga, 24 anos, estudante de direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), comentou sobre a manifestação: “O ato de hoje teve como objetivo cobrar a revogação do aumento da passagem, aprovado pelo prefeito Igor Normando. Esse reajuste não considera o descumprimento de acordos firmados com as empresas de ônibus, que previam isenções fiscais em troca da climatização da frota e da compra de 300 novos veículos adquiridos na gestão anterior”.

“O prefeito foi conivente com esse aumento absurdo, sem qualquer diálogo com estudantes ou trabalhadores. No primeiro protesto que realizamos, inclusive, um integrante da gestão municipal chegou a apontar uma arma para os estudantes, que estavam desarmados e se manifestando pacificamente. Foi por tudo isso que voltamos às ruas”, completou Gabriel.

Mudanças

O novo valor da tarifa de ônibus passou a ser cobrado dos passageiros na segunda-feira, 14. O anúncio do aumento foi feito pelo prefeito Igor Normando no dia 11 de abril. Além da mudança, a prefeitura informou que os veículos passam a circular com catraca livre aos domingos e feriados, ou seja não será cobrado o valor da passagem nestes dias.

Leia mais: Homem saca arma em ato contra aumento da tarifa de ônibus em Belém

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.