MP cumpre 31 mandados de busca e apreensão em operação contra fraudes em licitação no Amazonas
18 de dezembro de 2020

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium
MANAUS – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MP/AM) deflagrou nesta sexta-feira, 18, a “Operação Boca Raton”, que investiga suspeitas de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva na administração pública.
Estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em Manaus. Atendendo uma normativa do Ministério Público, os nomes dos investigados não podem ser divulgados porque o processo corre em segredo de Justiça.
Tratam-se de medidas cautelares complementares a outras diligências já realizadas no âmbito das investigações instauradas em novembro de 2019 e que reúne relatórios de Inteligência Financeira além de outras provas materiais colhidas durante a tramitação do processo investigatório criminal pertinente.
Foram recolhidos equipamentos eletrônicos, documentos, enfim, de uma forma geral material: probatório de interesse. As diligências estão sendo cumpridas com apoio da Polícia Civil do Amazonas.
O Ministério Público se manifestou pelo sigilo das investigações para que os objetivos da persecução penal pública sejam também contemplados, com a devida publicidade e esclarecimento dos resultados e conclusões devidamente fundamentados, como deve ser toda atuação ministerial.