MANAUS (AM) – Os membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM) devem votar os nomes para ocupar o cargo de Procurador Geral de Justiça nessa segunda-feira, 2 de setembro. Na semana passada servidores do órgão chegaram a apontar os melhores candidatos para o cargo.
Durante a votação, serão escolhidos três nomes que devem ser encaminhados ao governador do Amazonas, Wilson Lima, que irá definir o próximo chefe do Ministério Público Estadual. A votação ocorre de 8h às 16h, em formato virtual, em todo o Amazonas.
De acordo com o MPAM, o voto é facultativo, direto e secreto para os promotores e procuradores, permitindo a indicação de até três candidatos. Todos os integrantes de carreira do MPAM em exercício da função estão aptos a votar.
Estão concorrendo ao cargo, os promotores:
- Alessandro Samartin de Gouveia;
- Carlos Fábio Braga Monteiro;
- Cley Barbosa Martins;
- Edinaldo Aquino Medeiros;
- Igor Starling Peixoto;
- Leda Mara Nascimento Albuquerque;
- Lílian Maria Pires Stone;
- Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima; e
- Sheyla Andrade dos Santos.
As promotoras Lucíola Valois, Leda Albuquerque e Cley Barbosa estão entres os nomes favoritos para integrarem a lista tríplice para assumir o cargo.
As três foram as mais votadas na votação simbólica realizada pelos servidores do Ministério Público no dia 26 de agosto. Lucíola liderou a disputa com 167 votos; seguida de Leda, com 166; e Cley, com 107. Das três, apenas Leda já ocupou a função.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Acampamento Terra Livre reúne indígenas de 43 etnias em Mato Grosso