Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
27 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Déborah Arruda e Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Com mais de dois milhões e 500 mil doses aplicadas, entre a primeira e a segunda dose, e com 84% de cobertura vacinal, o Mato Grosso lidera o ranking de vacinação entre os Estados da Amazônia Legal, de acordo com levantamento feito pela equipe de reportagem da CENARIUM, nesta segunda-feira, 23. E em segundo lugar é possível identificar Rondônia, com 81%, e Roraima com 76% de cobertura vacinal até a presente data.

Em contrapartida, é possível identificar o Estado do Amapá com apenas 39% da cobertura vacinal. Segundo dados informados pela Secretaria de Saúde estadual, o Mato Grosso segue com 2.555,036 doses das vacinas aplicadas no total, sendo 1.826,997 da primeira dose e 639,992 com a segunda dose. O cálculo foi baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das secretarias de Saúde estaduais.

Ranking de vacinação em comparação ao número total de habitante por Estado (Samuel Knf/Cenarium)

Casos e óbitos

Mesmo ocupando o primeiro lugar no ranking de vacinação, o Mato Grosso fica em segundo lugar quando falamos de casos de Covid-19. Com mais de 500 mil pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia, o Estado já acumula mais de 13 mil óbitos.

E apesar de estar em sétimo lugar no ranking de vacinação, o Estado do Pará lidera as colocações em número de casos de Covid-19, com mais de 581 mil casos. Em terceiro lugar é possível identificar o Estado do Amazonas com mais de 420 mil casos desde o início da pandemia do novo coronavírus, e com mais de 13 mil óbitos.

Vale ressaltar que, nesse domingo, 22, o Governo do Amazonas divulgou nas redes sociais que o Estado registrava somente um óbito por Covid-19. E, além disso, o governador do Estado destacou que nesta segunda-feira, 23, o Amazonas não registrava nenhum paciente internado com Covid-19 em 51 municípios. “Hoje, 51 municípios do AM não têm nenhum paciente internado por Covid-19. Em todo interior, temos apenas 16 pacientes internados em leitos clínicos e estamos trabalhando para que, o quanto antes, não tenhamos mais ninguém hospitalizado. Faça você também sua parte: vacine-se!”, disse Wilson Lima em uma rede social.

Mutirões de vacinação

O Amazonas já realiza sua 16ª edição de mutirão de vacinação, desta vez em Manaus. As 15 edições foram realizadas em 13 municípios do Estado, em uma tentativa de acelerar a cobertura vacinal no combate à Covid-19, no Amazonas. Nestas ações, mais de 306 mil doses foram aplicadas desde o dia 12 de junho deste ano, quando ocorreu a primeira mobilização, em Manaus. Outros Estados que já realizaram mutirões para garantir a vacinação da população foram Maranhão, Pará, Acre, Tocantins, Rondônia e Roraima. No Amapá, 15 dos 16 municípios do Estado realizaram mutirão no último sábado, 21.

Vacina Amazonas

Atualmente, o Amazonas já conta com mais de 3 milhões de doses aplicadas, sendo 2.208.554 de primeiras doses aplicadas e mais de 799 mil de segunda dose aplicadas. Em coletiva, Wilson Lima explicou que o importante é que as pessoas se vacinem e que compareçam aos postos de vacinação e que tomem também a segunda dose, pois ela é fundamental para completar o ciclo de imunização.