Mudanças climáticas expõem vácuo de planejamento da Prefeitura de Manaus
Por: Jadson Lima
14 de agosto de 2025
O debate sobre as mudanças climáticas em Manaus (AM) ganhou novos contornos após o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) apresentar uma representação contra o prefeito David Almeida (Avante) apontando que comunidades da capital amazonense estão expostas a riscos climáticos sem que haja políticas públicas estruturadas para prevenção e mitigação. O documento aponta para a falta de planejamento da gestão municipal para enfrentar os efeitos da crise ambiental.
De acordo com a representação, que tem 11 páginas, Manaus ainda não elaborou planos específicos voltados à redução dos impactos das mudanças no clima – uma “omissão” grave para uma das maiores cidades da Amazônia Legal. O procurador Ruy Mendonça destaca que a ausência de planejamento contrasta com a urgência que o tema exige, especialmente em uma capital considerada entre as mais vulneráveis do País diante da emergência climática.
A falta de resposta da prefeitura se reflete na rotina da população, que enfrenta secas prolongadas, alagamentos, deslizamentos e eventos extremos sem um conjunto de ações coordenadas por parte do poder público. Diante desse cenário, torna-se urgente discutir o papel da administração municipal na adaptação climática e cobrar responsabilidade diante de uma crise que não é futura, já está em curso.
