Mulher que morreu atropelada após cair de moto de app era pedagoga no AM
05 de junho de 2023

Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium
MANAUS (AM) – Eulina Costa dos Santos, 47, que morreu atropelada por um ônibus após cair da garupa de uma motocicleta por aplicativo, nesta segunda-feira, 5, na avenida Djalma Batista, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus, era pedagoga da rede estadual de ensino do Amazonas. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) lamentou o falecimento da servidora.
“Em sua vida pessoal, foi uma pessoa corajosa, batalhadora, sempre correndo atrás de seus objetivos. Super mãe, avó e amiga parceira (…) Neste momento de profunda dor, a Secretaria de Educação se solidariza com a família, amigos, colegas de trabalho e todas as pessoas que foram marcadas pela história desta profissional ímpar”, diz um trecho da nota da pasta enviada à REVISTA CENARIUM.
Atualmente, a pedagoga atuava na secretaria e coordenação do “Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac)”, na Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana, localizada no bairro Novo Israel, Zona Norte da capital. Nas redes sociais, a página da instituição, no Facebook, lamentou o ocorrido: “A E.E. Antogildo Pascoal Viana perdeu uma grande mulher, cheia de amor, carinho, sempre dedicada ao seu trabalho”.

O acidente
No momento do acidente, Eulina Costa seguia como passageira de uma motocicleta por aplicativo, de placa PHX-9C54. De acordo com informações repassadas pelo condutor do veículo à Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), um carro teria “trancado” a moto no momento em que ele passava pelo corredor.
O piloto disse que, com o susto, bateu com a moto na lateral do ônibus da linha 452 e, em seguida, a passageira caiu, quando teve a cabeça esmagada pelo veículo do transporte coletivo. Os policiais da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atenderam a ocorrência, informaram que o motorista do carro de passeio fugiu sem prestar socorro.

De acordo com o delegado do 22° Distrito Integrado de Polícia (DIP) Adriano Félix, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) vai usar imagens das câmeras de segurança para ajudar nas investigações do acidente. O caso será repassado para a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat).
A vítima iniciou a corrida no bairro Novo Israel e, de acordo com o motorista de aplicativo, ela seguia para a rua João Valério, no conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul. Eulina era natural do município de Itacoatiara (distante 269 quilômetros de Manaus).
Aumento de casos
A taxa de internação de motociclistas lesionados em acidentes de trânsito, no Brasil, aumentou 55% em uma década. É o que apontam os dados de casos atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) e unidades conveniadas, e que constam em boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, publicado no fim de abril deste ano.
Em 2011, quando 70,5 mil foram hospitalizados por acidentes, a taxa era de 3,9 a cada 10 mil habitantes. Já em 2021, ano em que 115,7 mil passaram pela mesma situação, em todo o País, o indicador subiu para 6,1.
Apesar disso, o número de mortes apresentou pouca variação. Em 2011, foram 11.485 (5,8 a cada 100 mil habitantes) e, em 2021, o registro foi de 11.115 (5,7 a cada 100 mil habitantes). Mesmo com a estabilidade indicada por esses dados, se em 2011 essas mortes respondiam por 26,6% de óbitos no trânsito, dez anos depois chegaram a 35,3%.