Mulheres Sateré-Mawé realizam rifa para participarem do Acampamento Terra Livre

O sorteio acontece neste domingo, 3 de abril (Reprodução/Apib)

Fábio Leite – Da Revista Cenarium

MANAUS – A articulação dos povos originários em volta do Acampamento Terra Livre 2022 tem movimentado o País. Em Manaus não é diferente, a Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé está realizando rifa para angariar fundos que garantam o traslado e alimentação das mulheres indígenas enquanto estiverem na mobilização, entre os dias 4 e 8 de abril.

“Precisamos nos alinhar para garantir os nossos direitos constitucionais, principalmente agora que estamos vivendo uma agenda totalmente anti-indígena no Congresso Nacional e é necessário que todos os povos se juntem para mobilizar”, declarou a representante da associação, Samela Sateré-Mawé à REVISTA CENARIUM.

PUBLICIDADE

Para participar do sorteio, que acontece neste domingo, 3 de abril, basta entrar em contato pelo direct do perfil @amism_sateremawe, no Instagram e solicitar uma rifa no valor de R$ 10,00. O pagamento pode ser realizado por meio da chave Pix [email protected].

Serão sorteados quatro prêmios, dentre eles está: 1. conjunto de roupas com grafismo Sateré-Mawé (vestido e camisa); 2. cocar; 3. conjunto de artesanatos de sementes (colar e brinco); 4. Waranã Sateré-Mawé (guaraná em pó).

Acampamento

O Acampamento Terra Livre (ATL) chega a sua 18a edição e é o maior ato de mobilização indígena do Brasil. A ação acontece em Brasília (DF) e visa reivindicar, ante o Congresso Nacional, os direitos garantidos aos povos indígenas na Constituição de 1988.

Com demarcação de terras como principal bandeira, o ATL deste ano tem como tema “Retomando o Brasil: demarcar territórios e aldear a política”. Outra pauta a ser reivindicada pelos indígenas trata do PL 191/2020 apelidado de ‘Projeto de Mineração’, que prevê que empresas mineradoras explorem com infraestrutura de grande porte em Terras Indígenas.

Veja a programação:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.