Município do interior do AM recebe serviços de saúde e novos ramais
Por: Letícia Misna
07 de janeiro de 2025
MANAUS (AM) – O município de Iranduba, localizado a 27 quilômetros de Manaus, deu início nesta terça-feira, 7, aos atendimentos na Unidade Móvel de Saúde. O serviço, também conhecido como “Carreta da Saúde”, é uma forma do Governo do Amazonas de levar a realização de exames médicos, principalmente de imagem, para mais próximo da população e desafogar as filas de espera do Sistema Nacional de Regulação (SisREG).
A diarista Maria Inês é uma das pessoas que aguardam nessa fila, sem previsão de atendimento. “[A ação] é uma maravilha, porque a gente, como mulher, precisa desses exames. Porque a gente marca pelo SisREG e é uma eternidade pra sair. Até hoje estou esperando exame que eu marquei, e até agora… Nunca”, relatou.

Natural do município de Careiro Castanho, ela mora em Iranduba há 20 anos, cidade que possui apenas um hospital e, de acordo com Maria Inês, o local “é uma lástima”.
“Só vejo muita reclamação. A gente vai lá e não tem médico. Não tem um aparelho pra bater, isso que tá acontecendo hoje. Porque ter um hospital que não é capacitado pra isso… Aí tu tem que esperar uma ação do governo pra fazer esses exames”, lamentou.
Difícil acesso
Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), além da demora na marcação, outro problema que afeta o sistema de saúde amazonense é a dificuldade de locomoção da população.
“Tem muita gente que não vai fazer o exame, apesar de estar marcado, porque, às vezes, tem dificuldade de sair de casa. Seja pra pagar um ônibus, seja porque está trabalhando durante a semana, ou porque tem outros compromissos. Nós tomamos a decisão de levar essa estrutura de saúde mais próxima das pessoas. É por isso que lá em Manaus começamos a circular nos bairros, da mesma forma que iremos fazer na Região Metropolitana”, disse o governador.
Conforme Lima, a ideia é que a ação seja permanente, até que haja “um equilíbrio na rede estadual de saúde”.

Atendimento
Em Iranduba, a unidade móvel ficará posicionada no Pronto Atendimento do Cidadão (PAC), localizado na Rodovia Carlos Braga. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h, e são exclusivamente para adultos.
No local, serão ofertadas 950 mamografias e 1.520 ultrassonografias (de abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata, via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica).
A Carreta da Saúde ficará na cidade até o final de janeiro, e depois partirá para Manacapuru e Cacau Pirera. “Para o restante do Estado nós estamos montando uma estratégia de polos, começando por Tefé, Humaitá e Parintins. Pra que a gente possa fazer esses procedimentos de média complexidade e o paciente não tenha que se deslocar até a capital”, destacou o governador.
Ramais
Nesta terça, também foram entregues em Iranduba os ramais do Ouro Verde e do Laguinho, que ganharam uma nova pavimentação. As vias estão ligadas à AM-151 e, agora, após reestruturação, devem facilitar acesso de moradores dessas regiões a áreas urbanas.
