Na Aleam, base governista vota para indicar deputado Josué Neto conselheiro do TCE

O aumento aponta que cada deputado do Amazonas passará a custar cerca de R$ 200 mil ao bolso do contribuinte.(Reprodução/YouTube)

Carolina Givoni, Gabriel Abreu e Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (Patriota), é o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM). A indicação aconteceu com total apoio da base aliada do governador Wilson Lima (PSC) na tarde de hoje, 15, no plenário Rui Araújo da Aleam e deverá ser promulgada do Diário Oficial da Aleam nas próximas horas. 

A aprovação contou com os votos dos deputados da base governista que até então aparentava racha após a eleição de Roberto Cidade (PV) há duas semanas. Votaram Alessandra Campêlo (MDB), Joana D’arc (PL), Terezinha Ruiz (PSDB), Carlinhos Bessa (PV), Roberto Cidade (PV), Adjuto Afonso (PDT), Saulo Vianna (PTB), Mayara Pinheiro (Progressistas), Cabo Maciel (PL), Abdala Fraxe (Podemos) e Dr Gomes (PSC).

PUBLICIDADE

A indicação foi marcada pela aprovação unânime dos deputados presentes. Josué Neto recebeu 18 votos dos 24 deputados que compõem a bancada dos representantes do povo. A decisão teve ainda o traço curioso de contar com os deputados de oposição ao governo, entre eles: Wilker Barreto (Podemos), Sinésio Campos (PT), Serafim Correa (PSB), Delegado Péricles (PSL) e Fausto Jr (MDB). E os independentes: Felipe Souza (Patriota) e Álvaro Campêlo (Progressistas).

Propositura

A propositura partiu do deputado Roberto Cidade (PV), que recentemente foi eleito com apoio de Josué Neto, em uma votação que foi marcada por guerra de acusações de traição entre deputados governistas. O cargo de conselheiro garante um salário R$30.471,10 mil mensais acrescido de benefícios que ajudam a engordar ainda mais os ganhos.   

O Decreto de Lei Nº 65/2020, que indica o nome de Josué Neto para conselheiro do TCE/AM, deverá ser publicado nas próximas horas no Diário Oficial da Aleam. Além dos ganhos, o novo conselheiro poderá ficar no cargo por 30 anos. Josué Neto possui 45 anos e poderá gozar dos benefícios da carreira de conselheiro, por três décadas. O governador Wilson Lima tem 15 dias para publicar a decisão no Diário Oficial do Estado (DOM/AM).

“Questionado sobre se a escolha unânime do seu nome para conselheiro, o deputado Josué Neto confessou se sentir surpreso. “Realmente foi uma surpresa. Não pensava que teria os votos, mas eu imaginava que, se fosse levado em consideração toda a vida pública e não apenas os dois anos de embate político, poderia sim ter alguns votos a mais”, comemorou Josué Neto.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.