Na Amazônia, equipe de Saúde enfrenta cheia dos rios para atender comunidades

Equipe de saúde enfrenta forte correnteza (Reprodução/Twitter)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O vídeo de uma equipe de saúde enfrentando forte correnteza para chegar à Comunidade São José, no município de Laranjal do Jari, no Amapá, viralizou nas redes sociais neste domingo, 23. A cena lembrou outro caso, o “drive-thru de vacinação” no Amazonas, quando um indígena foi vacinado dentro de uma canoa no meio do rio.

No registro publicado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP) no Twitter, a equipe aparece em cima de uma embarcação improvisada. O condutor tenta chegar ao outro lado do rio com grande esforço, onde está isolada a comunidade devido à cheia do Rio Jari, lutando contra a correnteza que empurra a embarcação para o outro lado.

“Não há fronteiras para nossos heróis da saúde! Viva ao SUS!”, exalta a publicação, que já tem mais de 2,5 mil curtidas.

PUBLICIDADE

Cheia do Jari

No Amapá, a cheia dos rios já atingem quase 3 mil famílias em seis municípios: Laranjal do Jari, Vitória do Jaru, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Serra do Navio e Vila Brasil. Segundo a defesa civil do Estado, só em Laranjal do Jari, 7,2 mil pessoas estão afetadas pela cheia do Rio Jari.

A prefeitura do município decretou situação de emergência e as equipes assistenciais realizam cadastro das famílias.

‘Drive-thru de vacinação’

Em janeiro deste ano uma imagem viralizou nas redes sociais e emocionou. No registro, divulgado no Facebook pela enfermeira Adriana Zurra, é possível ver o momento em que um idoso indígena está sendo imunizado contra a Covid-19 no meio do rio em Tefé (a 522 quilômetros), interior do Amazonas.

A cena seria comum, se não fosse um diferencial: a vacinação ocorre dentro de uma canoa, que é um meio de transporte geralmente utilizado para chegar às comunidades ribeirinhas e indígenas no Estado.

Na legenda da foto, que já tem mais de 1 mil compartilhamentos, a enfermeira se refere ao momento como “drive-thru de vacinação no Amazonas” e ainda reforça que “por trás dessa foto, tem toda uma equipe do Polo Base Kumarú que não mediu e nem mede esforços para levar saúde para as populações indígenas mais distantes”, disse no post.

Imagem viralizou nas redes sociais e mostra a realidade de ribeirinhos (Reprodução/Facebook)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.