Na capital do AM, voluntários ajudam em mutirão para alcançar meta de vacinação neste fim de semana


13 de junho de 2021
Na capital do AM, voluntários ajudam em mutirão para alcançar meta de vacinação neste fim de semana
Até o início da tarde deste domingo,13, mais de 105 mil doses da vacina tinham sido aplicadas (Divulgação/Secom)
Priscilla Peixoto e Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Servidores públicos do Amazonas abraçaram a missão de auxiliar no mutirão para imunizar parte da população amazonense neste fim de semana. Em torno de 3 mil servidores municipais e estaduais se dedicam em diferentes funções para que o “viradão” da imunização contra a Covid-19 ocorra como planejado.

A ação teve início na manhã desse sábado, 12, em Manaus, tendo como público-alvo pessoas entre 45 e 51 anos e, neste domingo, 13, a programação continua com atendimento da população entre 40 a 44 anos de idade. Até esta manhã, mais de 100 mil doses da vacina foram aplicadas.

Nos 57 postos de vacinação, estrategicamente espalhados pela capital amazonense, é possível constatar a alegria e satisfação de quem participa deste momento histórico. Como é o caso da voluntária e também diretora do Departamento da Capital de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde, Bruna Machado.

“É um grande momento com quase 36 horas ininterruptas que requer um grande quantitativo de voluntários. Dentre outras secretarias, são pelo menos 600 funcionários da Secretaria de Saúde se mobilizando para que a gente consiga, neste final de semana, atingir o máximo de capacidade de vacinação. É uma marco zero, histórico. É muito gratificante como servidora poder fazer o bem ao próximo. Ver o voluntário chorando, felizes e agradecendo em ajudar é lindo”, relata Bruna.

Bruna Machado ao lado de secretárias da Secretaria de Estado de Saúde durante o mutirão de vacinação (Bruno Pacheco/Revista Cenarium)

Logística e expansão

A Arena da Amazônia, situada na avenida Constantino Nery, é um dos principais pontos de vacinação e, segundo Bruna, os postos de drive thru no local foram ampliados para que os motoristas ficassem o mínimo de tempo possível na fila, o mesmo foi feito para os pedestres.

De acordo com o secretário-executivo de Assistência da Capital e também voluntário, Jani Kenta, são mais de 23 equipes engajadas somente na Arena da Amazônia para manter o fluxo de imunização.

“Todos nós secretários nos envolvemos para atingir a meta, mesmo porque somos profissionais habilitados ao procedimento, entre técnicos, enfermeiros, dentistas e outros mais, então podemos colaborar. Mas vale lembrar que são pouco mais de 600 servidores só aqui na arena se dividindo entre funções e focados para que tudo dê certo”, disse Jani Kenta.

Jani Kenta vacinando a população que optou pelos postos drive thru (Reprodução/ Divulgação)

A missão continua

Apesar que a ideia inicial era seguir com o mutirão até as 17 horas de domingo, segundo informações repassadas pelo secretário Jani Kante, a jornada segue durante a semana visando imunizar até 214 mil pessoas. Para receber a dose do imunizante, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (original e cópia) e CPF.

Para agilizar o serviço de vacinação, a Secretaria Estado de Saúde (SES) recomenda que façam o cadastro na plataforma imuniza Manaus https://imuniza.manaus.am.gov.br/ para que haja uma agilidade durante o atendimento nos postos.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.