Na fase vermelha da transmissão da Covid-19, 40 municípios no AM têm menos de 50% de cobertura vacinal

Mutirão de vacina em Parintins, no interior do Amazonas. (Reprodução/ Governo do Amazonas)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em meio à alta de casos de Covid-19 no Amazonas e o registro recorde de novas infecções no Estado — em 20 de janeiro, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou o recorde de 8.319 novos casos da doença, em 24 horas, o maior registro desde o início da pandemia — 40 dos 62 municípios do Amazonas estão com esquema vacinal completo da população abaixo de 50%.

Vale lembrar que a vacina é a principal medida de prevenção contra os casos graves da doença e a baixa imunização tem relação, também, com o aumento de internações no Estado.

O número de municípios com baixa cobertura vacinal equivale a 64%. Nessa classificação, são consideradas como população com esquema vacinal completo quem já tomou as duas primeiras doses do imunizante, assim como a dose única, em relação ao número de habitantes total da localidade. (Veja o ranking abaixo)

PUBLICIDADE

O município com maior cobertura vacinal é Silves (a 181 quilômetros de Manaus). Já a cidade com menor porcentagem é Tabatinga (a 1.106 quilômetros da capital), localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. No tocante à cobertura com a dose de reforço, apenas Nhamundá vacinou mais de 50% da população.

Cobertura vacinal dos municípios do Amazonas (Reprodução/ FVS-RCP)

Fase vermelha, novos casos e internações

Na quarta-feira, 26, o Amazonas entrou na fase vermelha, considerada de alto risco, por especialistas, na transmissão do novo coronavírus. De acordo com a FVS-RCP, a taxa atingiu 2,04 o que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 204 pessoas.

O último Boletim Diário de Covid-19, divulgado no sábado, 29, mostra que foram diagnosticados 4.869 novos casos, um número menor que nos dias anteriores. Em relação aos óbitos, foram confirmados sete mortes, sendo cinco ocorridas na sexta-feira, 28, e dois óbitos encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.929 o total de mortes.

Leia também: FVS inicia rastreio após confirmar que Ômicron seja predominante no Amazonas

Em relação às internações, segundo o boletim, internados em Manaus há 544 pacientes, sendo 401 em leitos clínicos (59 na rede privada e 342 na rede pública), 130 em UTI (40 na rede privada e 90 na rede pública) e 13 estão em sala vermelha.

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 aponta que, dos 544 pacientes internados, 228 não são vacinados, 182 tem esquema vacinal incompleto e 121 tem esquema vacinal completo. No boletim consta, também, que há outros 169 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do Estado. São dois, em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), e 167 em leitos clínicos, sem informações da situação vacinal dos mesmos.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.