Na Índia e em Bangladesh, mais de 40 mortos e milhões de desabrigados após inundações

Pessoas se preparam para sair de um barco após serem evacuadas de uma área inundada após fortes chuvas de monção nos arredores de Sylhet, em Bangladesh. ( AFP)
Com informações do Infoglobo

ÍNDIA — As monções, fenômeno atmosférico que provoca fortes chuvas em determinados períodos do ano em regiões da Ásia, deixaram mais de 40 mortos na Índia e em Bangladesh e milhões de desabrigados pelas inundações desde quinta-feira, afirmaram autoridades dos países neste sábado.

De acordo com as previsões meteorológicas, as fortes chuvas devem piorar nos próximos dois dias em Bangladesh e no Nordeste da Índia. As enchentes ameaçam regularmente a região, porém especialistas afirmam que as mudanças climáticas estão aumentando a frequência, a gravidade e a rapidez do fenômeno.

À AFP, policiais de Bangladesh disseram que, desde sexta-feira, 17, relâmpagos durante as fortes chuvas mataram 21 pessoas. Entre elas, três meninos com idades entre 12 e 14 anos na cidade de Nandail, afirmou o chefe da polícia local, Mizanur Rahman.

PUBLICIDADE

Segundo as autoridades, outras quatro pessoas morreram em deslizamentos de terra provocados pelas tempestades na cidade portuária de Chittagong.

Na Índia, ao menos 16 pessoas morreram na quinta-feira no estado de Meghalaya em deslizamentos de terra e inundações, afirmou Conrad Sangma, governador do Estado, por meio de sua conta no Twitter.

Além disso, após cinco dias consecutivos de chuvas, mais de 1,8 milhão de pessoas no estado indiano de Assam foram afetadas pelas enchentes e estão desabrigadas. O governador do estado, Himanta Biswa Sarma, solicitou às autoridades que forneçam “todo o socorro e equipamento de resgate necessários”.

Em Bangladesh, as inundações forçaram o fechamento do terceiro maior aeroporto internacional do país, localizado na cidade de Sylhet, na sexta-feira, 17. A situação na região piorou na manhã deste sábado, 18, após um aumento das chuvas na tarde de sexta-feira, afirmou Mosharraf Hossain, administrador-chefe do governo da região.

“A situação é ruim. Mais de quatro milhões de pessoas estão bloqueadas pelas enchentes”, disse, acrescentando que praticamente toda a região ficou sem energia.

Grande parte do Nordeste de Bangladesh está submersa e tropas foram enviadas pelo governo para evacuar pessoas isoladas. Diversas escolas foram convertidas em abrigos de emergência para abrigar os habitantes de aldeias que foram inundadas em poucas horas.

“Na sexta-feira de manhã, toda a vila estava debaixo d’água e estávamos todos isolados. Depois de esperar o dia todo no telhado de nossa casa, um vizinho nos resgatou com um barco improvisado. Minha mãe disse que nunca tinha visto uma enchente como essa em sua vida”, contou Lokman, uma jovem de 23 anos cuja família vive na aldeia de Companyganj.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.