Na Sérvia, menino de 14 anos mata nove pessoas em escola
03 de maio de 2023

Da Revista Cenarium*
MANAUS – Um menino de 14 anos atirou em sua professora em uma escola de ensino fundamental no distrito de Vracar, no centro de Belgrado, na manhã desta quarta-feira (3) e, em seguida, abriu fogo contra os demais presentes. O incidente se deu às 8h40 do horário local (3h40 em Brasília).
No total, oito alunos e um segurança morreram, de acordo com o Ministério do Interior do país. Já a professora foi hospitalizada, assim como outros seis estudantes feridos.

Uma jovem que frequenta uma instituição de ensino médio próxima ao colégio em que ocorreu o ataque afirmou à TV estatal sérvia RTS que a princípio viu crianças saindo correndo do local, e depois pais em pânico chegando lá para pegá-las. Em seguida, relatou, ouviu três tiros.
A polícia informou que um estudante do oitavo ano do colégio foi preso. Milan Milosevic, pai de uma estudante que estava na turma em que ocorreu o tiroteio, afirmou à rede N1 que o suposto atirador tinha chegado recentemente à escola, e era quieto, além de um bom aluno.
Agentes com capacetes e coletes à prova de balas isolaram a área ao redor da escola, e órgão disse que uma investigação acerca dos motivos por trás do episódio está em andamento.
Tiroteios em massa são relativamente raros na Sérvia, que tem leis rígidas acerca de compra e utilização de armas. Além disso, o governo permitiu diversas vezes que proprietários de equipamentos ilegais os registrassem sem qualquer tipo de represália.
Nos Balcãs circula, contudo, um grande número de artefatos ilegais, remanescente das muitas guerras e conflitos ocorridos na região na década de 1990.
(*) Com informações da Folhapress