‘Não conheço a Amazônia’, diz Ratinho após críticas à COP30 em Belém
Por: Fabyo Cruz
13 de junho de 2025
BELÉM (PA) – O apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, respondeu nesta sexta-feira, 13, ao convite feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para visitar Belém e conhecer de perto a realidade da Amazônia. A declaração foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais de Ratinho, oito dias após a repercussão negativa das críticas que ele fez à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), na capital paraense.
“Realmente eu não conheço a Amazônia. E sei que você tem feito um trabalho fantástico aí no seu Estado, pela aprovação que o povo lhe dá”, afirmou Ratinho no vídeo, em tom conciliador, embora tenha reiterado as críticas anteriores. “Eu disse que se faça a COP, mas que se gaste menos em festa e mais em infraestrutura, que é necessária. Ainda falta saneamento, ainda faltam casas populares”, completou.

A manifestação ocorre após Barbalho ter sido questionado pela CENARIUM, em 5 de junho, sobre as falas do comunicador. O governador respondeu ao questionamento fazendo um convite ao apresentador. “Eu quero convidar ele, que venha aqui. Seria muito bem-vindo. Será um prazer poder receber e mostrar a ele, in loco, conhecer Belém e a Amazônia”, disse o político durante visita às obras preparatórias para a COP30.
Relembre o caso
As declarações iniciais de Ratinho foram feitas durante o programa que ele apresenta na Rádio Massa FM. O comunicador questionou os investimentos públicos destinados à COP30, prevista para novembro deste ano em Belém, e sugeriu que os recursos seriam melhor aplicados em ações sociais e estruturais.
“Qual a necessidade de nós fazermos essa COP30, gastarmos bilhões em Belém do Pará, num lugar onde falta comida para a população?”, afirmou o apresentador, que ainda descreveu a cidade como “sem estrutura” e “não essa cidade maravilhosa para mostrar pro mundo”.
As falas provocaram reação nas redes sociais, especialmente entre lideranças amazônicas, ativistas e comunicadores da região, que apontaram o discurso como preconceituoso e desinformado. Para muitos, Ratinho ignorou os avanços e desafios enfrentados por cidades amazônicas, além de deslegitimar os esforços locais em políticas ambientais, sociais e de infraestrutura.
COP30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), que ocorre anualmente e reúne líderes mundiais, cientistas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças climáticas. Em 2025, a COP30 será sediada no Brasil, em Belém, no Pará, tornando-se a primeira COP a ser realizada na Amazônia.
