Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de setembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – A Defesa Civil do Amazonas, do governo do Estado, desmentiu nesta segunda-feira, 26, a informação que estava circulando nas redes sociais de que a temperatura no Amazonas iria chegar abaixo de zero, com registro até -6ºC nesta semana. Em nota, o órgão disse que não há qualquer previsão do tipo, pois o que existe é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta a possibilidade de declínio de temperatura de 6°C a 8°C.

“A Defesa Civil do Amazonas informa que não existe qualquer previsão da temperatura chegar a -6°C. Segundo o órgão, o que existe é uma previsão, realizada a partir de modelo matemático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta a possibilidade de declínio de temperatura de 6°C a 8°C. Ou seja, se for comum em uma cidade ocorrer temperatura mínima de 26°C, com o declínio, ela poderá chegar aos 20ºC ou 18°C”, informou a Defesa Civil.

Na nota, a Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), disse ainda que segue monitorando o avanço da massa de ar polar junto aos órgãos oficiais de previsão do tempo. Segundo o órgão, as regiões com potenciais afetamentos são as calhas do Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões e Rio Negro.

“As informações estão sendo divulgadas para que haja o conhecimento e a preparação por parte da população, principalmente de áreas rurais e ribeirinhas que poderão ser atingidas”, concluiu a Defesa Civil do Amazonas.

Massa de ar frio

A friagem no Amazonas foi divulgada nesta segunda-feira, 26. Segundo o Inmet, a previsão é de declínio (queda) de temperatura, como explicado no informativo que mostra o monitoramento do tempo. Ou seja, não significa dizer que a temperatura ficaria em 6ºC.

De acordo com o Inmet, o frio deve ocorrer no Amazonas por conta da friagem prevista para os dias 28 e 1° de agosto para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Sul da região Norte do Brasil, com a incursão de uma nova e intensa onda de frio.

Ainda segundo o órgão, a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da região Sul, podendo ter ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude. Por conta disso, persiste a previsão que, além da região Sul, o ar frio predominará por toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de friagem.

Redes Sociais

A chegada da friagem ao Estado provocou uma enxurrada de comentários de internautas, que brincaram com a possibilidade das temperaturas caírem. “Interior do Amazonas é até frio pô, 32 graus na sombra”, brincou uma jovem em uma publicação no Twitter.

Uma outra internauta lembrou que, apesar da chance da friagem chegar ao Amazonas, o difícil é que a onda de frio chegue a Manaus. “Geralmente, só fica frio para o Sul do Amazonas”, destacou a internauta, em uma publicação no Twitter.