‘Não toleramos ações criminosas’, afirma governador do AM ao entregar novas armas e veículos para as Forças de Segurança

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta quinta-feira, 21, mais de 3 mil novas armas, às Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PM-AM), novos veículos para policiais militares e dois helicópteros para o Departamento de Integrado de Operações Aéreas (Dioa). A solenidade de entrega ocorreu na Avenida Governador José Lindoso, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

“Hoje, nos estamos entregando um novo lote de armas, esse é segundo e nos próximos dias o último lote e estaremos renovando todo o armamento das polícias Militar e Civil. Hoje, a gente tem uma série de programação no Dia de Tiradentes, que também é dia das polícias. Essa também é uma data importante. Estamos fazendo uma série de entregas para a Polícia Militar e Bombeiros”, destacou o governador.

O reforço em armas, veículos e helicópteros faz parte de investimentos do programa “Amazonas Mais Seguro”, lançado pelo governador Wilson Lima e coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A renovação do armamento das forças de segurança contempla a substituição das pistolas PT40 pelas pistolas 9 milímetros, da marca Beretta, de origem italiana. As armas foram adquiridas por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP-AM).

PUBLICIDADE

Segundo o secretário de Segurança Pública, General Mansur equipamentos que irão melhorar ainda mais o trabalho das forças de segurança na prestação de serviço.

“Atuar em melhores condições para combater a criminalidade. Reafirmar a sociedade amazonense todos os integrantes da segurança pública para atuar na defesa do cidadão. O senhor [governador] tem feito a diferença na Segurança Pública”, salientou o secretário.

Ao todo, o governo do Estado vai distribuir 2,9 mil armas à PM-AM e 300 armas à PC-AM. Este é o segundo lote do novo armamento a ser entregue pelo Governo do Amazonas, neste ano. No início de março, as Polícias Civil e Militar receberam mais de 3,8 mil pistolas 9 milímetros. O terceiro e último lote está previsto para chegar em Manaus no prazo de 30 dias.

Novos veículos

Além das armas, o governo do Estado também vai entregar 20 motocicletas à PM-AM, que serão destinadas ao Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), três carros modelo picape, para o Centro de Formação e Especialização de Condutores (CFC) da PM-AM, e dois helicópteros para o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da SSP-AM, para reforçar os patrulhamentos aéreos, que dão suporte às operações terrestres.

Outros equipamentos

Além do armamento, serão entregues equipamentos para dar mais qualidade ao trabalho dos agentes da segurança pública estadual. Ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), da PM-AM, serão destinadas pás dobráveis, capuz térmico e caixas térmicas capas de chuva.

Ainda serão entregues ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, PC-AM e PMAM capas de chuva, bornal em cordura, porta lanterna, lanterna de cabeça, canivete com cordão, apito, lanterna e pederneira. Haverá, ainda, o repasse de terminais móveis de comunicação à Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), que coordena as operações integradas da SSP-AM.

Para além das armas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), também vai entregar ao CBM-AM equipamentos que serão utilizados nas próximas fases da operação Tamoiotatá. Por meio da parceria com o banco alemão KfW, a Sema vai entregar à corporação itens como motosserra, luvas de proteção, máscara facial, bolsa para resgate, botas de combate a incêndio florestal, entre outros.

“O que a gente tem visto é que a pressão tem aumentado bastante. E a gente está muito preocupado com o período de estiagem, com o volume de madeira derrubada, se toda ela for queimada, com o avanço da grilagem”, destacou o secretário de meio Ambiente Eduardo Taveira.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.