Navegando nas águas do AM, em um ano, UBS Fluvial já fez 19 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas

Unidade inaugurada em 14 de outubro de 2019 percorreu 91 comunidades rurais (Divulgação)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Neste dia 14 de outubro, a Unidade Básica de Saúde Fluvial Lígia Loyola chegou a marca significativa de 19.423 atendimentos realizados em 91 comunidades rurais do município de Parintins. Construída com recursos de Emenda parlamentar do senador Eduardo Braga e com contrapartida da Prefeitura de Parintins, a UBS fluvial tem realizado um brilhante trabalho percorrendo todas as regiões do interior levando atendimento médico, de enfermagem, odontologia, nutrição, Assistência Social, laboratório, testes rápidos entre outros serviços.

Durante os primeiros meses da pandemia do Coronavirus, a unidade de saúde esteve ancorada na rampa do mercado onde foi transformada em unidade referência para síndromes respiratórias atendendo os sintomáticos das Comunidades rurais, ou residentes na área central de Parintins. Neste período foram 3.862 pessoas atendidas.

PUBLICIDADE

O Secretário de Saúde Clerton Rodrigues falou do trabalho excepcional que a UBS fluvial tem realizado em serviço às comunidades. “Não há dúvida que a população dessas 91 comunidades rurais sente-se melhores assistidas com esse serviço inaugurado há exatamente um ano atrás. Isso mostra o compromisso da Prefeitura de Parintins com o homem do interior, levando o serviço de qualidade para todas as regiões da nossa zona rural”, ressaltou.

A diretora da UBS fluvial Adna batalha falou também do empenho de toda a equipe em levar o melhor em nível de saúde para os ribeirinhos. Ela lembra que até um parto já chegou a ser realizado na Unidade Fluvial, atendimentos de Urgências e Emergências, procedimentos cirúrgicos pequenos, entre outros serviços de relevância. Ela agradeceu a oportunidade reiterando a renovação do compromisso com a saúde pública.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.