Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Brasil sediará em 2022 o X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa). Nesta edição, o evento de alcance global em que povos, classes populares e movimentos sociais se reúnem para o debate a cada dois anos, será sediada em Belém do Pará, onde foi realizada a primeira edição, em 2002.

Na carta aberta, a organização do evento defende que escolha desta capital é justificada pelo momento em que a cidade explicita todos os conflitos existentes na Pan-Amazônia, como conflitos ambientais de grandes proporções e impactos dos grandes projetos econômicos de desenvolvimento.

A proposta é abordadar temas como a ameaça aos povos do campo, dos rios e da floresta e às classes populares urbanas; ameaça e assassinato de lideranças indígenas e quilombolas, defensores/as de direitos humanos, sindicalistas e lutadores/as em defesa da reforma agrária; entre outros.

Desmonte

Já há a possibilidade da localização do X Fospa na Amazônia brasileira considerar o “desmonte dos órgãos de fiscalização e de defesa ambiental, que abrem caminhos para a expansão do latifúndio e a ameaça às terras e às culturas dos povos originários da Amazônia, com consequências devastadoras tanto para a natureza quanto para todas e todos que dela dependem”.

Apoio

O Fospa é um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a resistência política e cultural. A organização do evento destacou ainda que o desprezo e negacionismo impetrado pelo presidente Jair Bolsonaro, que minimiza os efeitos do aquecimento global e da pandemia pelo novo
coronavírus, promovem uma necropolítica que afeta com maior
intensidade as classes populares e subalternizadas pelo sistema-mundo
moderno/colonial.

A organização pede apoio para realização do evento, “Em defesa da Pan-Amazônia e seus povos; pela realização do X fórum Pan-Amazônico em Belém do Pará 2022”. As manifestações de apoio podem ocorrer de duas formas:

Preenchimento de um formulário ou envio de um e-mail com nome da organização para o e-mail da Fospa. Acesse o Link para ler a carta completa dos organizadores.