Nely Marubo é primeira mulher a chefiar a Coordenação Regional do Vale do Javari

Nely Marubo durante cerimônia de posse (Reprodução)
Jadson Lima e Isabella Rabelo – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A antropóloga Nely Barbosa Duarte Dollis, da etnia Marubo, assumiu na tarde desta quinta-feira, 13, o cargo de chefe da Coordenação Regional do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, a 1.136 quilômetros de Manaus. Ela é a primeira mulher que ocupa a Coordenação Regional do Vale do Javari – CRVJ/FUNAI.

A unidade ligada à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é responsável pelo monitoramento da implementação de ações de proteção dos direitos de povos indígenas na região do Vale do Javari, no Amazonas. Nely Duarte foi nomeada para o posto em abril de 2024.

A nova titular da unidade da Funai é mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Nely atua em temas de conhecimento yôra, mulheres marubo, parentesco marubo, clãs marubo e artesanto. Além disso, ela já exerceu função na coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia, em 2021.

PUBLICIDADE

Durante a cerimônia de posse, o indígena Alfredo Marubo afirmou que o trabalho da nova Coordenação Regional do Vale do Javari deve ser transparente, ouvir as lideranças indígenas da região e saber lidar com as críticas. “Eu queria dizer para a Nely, diante de todos os povos indígenas que vão te avaliar, que você ouvisse mais as lideranças, com mais transparência. Muita gente pega o poder e adeus para todos. Seja diferente. Às vezes você tem que saber ouvir a crítica, porque você está no órgão federal, na Funai”, disse Alfredo.

Discordância

Em abril deste ano, a Funai ignorou a escolha das comunidades indígenas da região e nomeou Nely Marubo para o cargo. A instituição informou à REVISTA CENARIUM na época que o nome de Nely Barbosa Duarte Dollis estava entre os quatro escolhidos pelas comunidades indígenas.

No entanto, a informação foi rebatida pela Organização Geral dos Mayuruna, que apontou que apenas dois nomes indicados. A pessoa selecionada “não teve sequer um voto da comunidade”, disse a entidade, que apontou descaso na atitude da instituição.

Indígenas reunidos em protesto em frente à Funai do Vale do Javari (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Como forma de manifestação, os indígenas iniciaram uma ocupação na sede da Funai, que contou com a participação dos povos Mayuruna/Matsés em sua maioria, além dos Kulina e Pano. Após o falecimento do antigo coordenador no ano passado, os indígenas teriam escolhido, em consenso, Jaime Mayuruna para assumir o cargo, pedido que não foi atendido pela fundação.

Leia mais: Povos indígenas do Vale do Javari ocupam sede da Funai
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.