Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Pelo segundo ano seguido, os tradicionais festejos juninos precisam passar por adaptações por conta da pandemia da Covid-19. É assim com o arraial solidário da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam), que será realizado de forma online no próximo dia 24 de junho. A edição de 2021 visa arrecadar doações para famílias afetadas pela enchente, em Manaus, e faz uma homenagem ao cantor e compositor Zezinho Corrêa, vítima da Covid-19, principal atração do arraial no ano passado.

“Estamos no segundo arraial virtual devido à pandemia. O primeiro foi um sucesso muito grande. Trouxemos artistas para se apresentarem, todos voluntários. O nosso custo foi muito pequeno e com isso nós conseguimos arrecadar mais valores para que pudéssemos ajudar as pessoas necessitadas. Essa segunda edição está sendo muito importante para a gente, pois nós vamos focar nos ribeirinhos, nas pessoas que estão sofrendo com a enchente no Amazonas”, destaca o sereníssimo Grão-Mestre, Marcelo Barbosa Peixoto.

Na imagem, o cantor (centro) está ao lado do sereníssimo Grão-Mestre (esquerda) e o grande secretário de Cultura (direita) – (Divulgação)

O arraial é realizado há mais de 15 anos, em Manaus, onde os membros da maçonaria se reúnem para confraternizar e festejar entre si. Na ocasião, os maçons também celebram, em 24 de junho, o Dia de São João Batista, considerado como o padroeiro da maçonaria.

Para o Grão-Mestre, o momento é de reforçar o compromisso da maçonaria com a solidariedade às pessoas em situação de risco, ao angariar doações para o auxílio às vítimas da enchente no Estado, principalmente, neste período de pandemia. As doações podem ser de roupas, eletrodomésticos, colchões, entre outros. Os itens podem ser deixados de segunda a sexta, das 14h às 18h, no Palácio Maçônico, localizado na avenida Professor Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus.

Atrações

De acordo com o grande secretário de Cultura e Eventos da Glomam, Bosquinho Poeta, o evento será transmitido ao vivo, no YouTube da Glomam, das 19h às 21h, do dia 24 deste mês. O arraial terá como atrações Fátima Silva, Trio Du Vale canta Carrapicho, PA Chaves e banda com participação de Erika Castro; Nego Leo e Georgia Varela; e participação especial de Beto Sensação e Kaká Mão Pra Riba.

O cantor e compositor Zezinho Corrêa, vítima da Covid-19 em fevereiro deste ano, em Manaus, foi escolhido para ser homenageado pela maçonaria no arraial. Segundo Bosquinho, Zezinho foi a principal atração do evento em 2020, participando do evento de forma totalmente voluntária, sem cobrar cachê.

“O evento é um tributo ao Zezinho Corrêa pelo ícone que ele é a nossa música popular amazonense, brasileira e internacional. Zezinho Corrêa, como todos sabem, levou o nome do Amazonas para o alto, para o mundo todo ouvir com sua voz maravilhosa, suave e encantadora que deslumbrava sempre, quando fazia seus shows. Ano passado, ele participou da live, não cobrou cachê, não cobrou nada. Ele queria estar presente, porque ele sabia que o evento da maçonaria tem a finalidade de ajudar pessoas e ele, com o coração maravilhoso, participou, fazendo sua contribuição”, concluiu Bosquinho.