No AM, Comitê de Combate à Corrupção encaminha denúncia de pedido de votos na Assembleia de Deus

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Após reportagem da REVISTA CENARIUM mostrar o pastor e vice-presidente da Assembleia de Deus do Amazonas, Moisés Melo, pedindo votos no último sábado, 23, para os pré-candidatos Silas Câmara (Republicanos), Joelson Silva (Patriota) e Dan Câmara, na presença de mais de 8 mil fiéis no templo da igreja evangélica, o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção encaminhou nesta quarta-feira, 27, uma denúncia à Procuradoria Regional Eleitoral do Amazonas (PRE/AM) sobre o caso.

Pré-candidatos nas Eleições 2022, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), que tenta reeleição, e o vereador Joelson Silva (Patriota) e o coronel Dan Câmara, que almejam ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), aparecem lado a lado no palco do auditório Canaã, quando o pastor enaltece os políticos e estipula uma meta de votos necessária para eleição deles. O episódio, considerado crime eleitoral, foi filmado e transmitido pela TV Boas Novas e pelo canal oficial no YouTube da Igreja.

“Para o Comitê, houve a configuração de propaganda eleitoral antecipada, prática vedada pela legislação, ex vi do art. 36-A da Lei de Eleições, o que merece a devida apuração por parte do Parquet Eleitoral. Ao final da denúncia encaminhada à PRE/AM, o Comitê solicita apreciação da demanda postada para que sejam tomadas as providências judiciais cabíveis”, informou o Comitê, em nota enviada à CENARIUM.

Assembleia de Deus retira vídeo do ar

O pedido explícito de votos aconteceu durante o 1º Seminário Estadual de Homens de 2022. Ao lado dos políticos, o pastor Moisés Melo disse ao público de homens que o deputado federal Silas Câmara precisa de, pelo menos, 50 mil votos para ser reeleito, mas completa, no entanto, ser possível chegar a 80 mil votos caso os fiéis envidem esforços. O vídeo estava disponível no site da igreja, mas foi retirado do ar após a repercussão negativa sobre o caso.

Igreja retirou vídeo do ar (Reprodução)

“O nosso deputado Silas precisa, em Manaus, de pelo menos 50 mil votos. Mas nós podemos chegar a dar 80 mil se nós quisermos, ou até mais. Os homens creem assim, Amém. Em Manaus, fora o interior do Estado. Os nossos queridos Dan e Silas, só Manaus pode elegê-los. O que vier do interior será uma bênção. Quantos creem que isso é possível digam glória a Deus”, discursou o pastor.

Melo sugere ainda que os fiéis que apenas se manifestarem pela eleição dos políticos e não forem verdadeiros, não são homens de verdade. O pastor declara que o Amazonas, Manaus e a Assembleia de Deus vão fazer com que os parlamentares sejam eleitos.

Veja mais: ‘Podemos chegar até 80 mil se quisermos’, diz pastor ao pedir votos para Silas Câmara durante culto em Manaus

Outro lado

À REVISTA CENARIUM, a assessoria de comunicação do deputado federal Silas Câmara disse, por meio do WhatsApp, que o parlamentar não irá se pronunciar sobre o caso. A reportagem também entrou em contato com a Assembleia de Deus, por meio do número disponível no site oficial da igreja evangélica, mas não obteve sucesso.

A CENARIUM também entrou em contato com o vereador Joelson Silva e o general Dan Câmara, por meio dos números disponíveis nas redes sociais dos pré-candidatos, mas não obteve retorno.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO