Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma criança de apenas um ano de idade, identificada como Maria Clara, morreu na manhã deste sábado, 10, em um hospital de Manaus, após ser atingida por um tiro na cabeça, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Ela foi baleada por dois homens em uma moto, na avenida Álvaro Maia, no município. A criança tinha completado um ano de idade no último domingo, 4. Os homens chegaram ao local atirando e após os disparos fugiram do local sem serem identificados.

A criança chegou a ser internada no Hospital Regional José Mendes do município e foi transferida para uma unidade hospitalar na capital, mas não resistiu aos ferimentos. “Minha princesa se foi para o braço de Deus”, lamentou a mãe Andreia Ferreira, em uma publicação no Facebook. “Minha pequena foi para o paraíso lindo do papai do céu. Mamãe sempre vai sentir muita falta, minha pequena que não desgrudava”, disse em outra mensagem na rede social.

Maria Clara morreu na manhã deste sábado (Reprodução/Facebook)

O caso ocorreu na noite dessa sexta-feira, 9, após dois homens efetuarem disparos contra a família da menina, que transitava pela avenida. De acordo com o sargento William Souza, do II Batalhão de Polícia Militar de Itacoatiara, o pai da criança também foi atingido no braço.

“Uma situação lamentável. Ele [o pai] estava em frente da residência dele quando esses dois elementos passaram e efetuaram vários disparos e um desses disparos, infelizmente, atingiu essa criança de um ano, na cabeça”, contou o policial, durante entrevista à imprensa da cidade nessa sexta-feira.

Há uma semana, a criança completou 1 ano de idade. Por meio das redes sociais, a mãe Andreia Ferreira compartilhou uma homenagem expressando o amor que ela tem pela filha. “Você ainda não consegue ler essa mensagem, mas mesmo assim vou escrevê-la, pois preciso expressar meu amor por você. Meu coração está cheio de amor e gratidão”, publicou, no Facebook.

Maria Clara completou 1 ano há uma semana (Reprodução/Facebook)

Justiça

Nas redes sociais, o pai de Maria Clara, Marinaldo Costa, chegou a pedir por justiça e orações pela vida da filha. “Tudo para mim era a minha filha. Simplesmente, dois indivíduos tentaram contra a vida da minha filha, da minha esposa. É muito revoltante a situação que estou passando, de um pai. Dói muito, dói bastante”, contou emocionado.

Marinaldo pediu ainda ajuda para identificar os indivíduos. “Que as autoridades façam seu papel. Não faça por mim, faça pela minha filha. Justiça pela minha filha”, pediu. “Se souberem onde estão esse dois indivíduos, denunciem”, implorou.

Violência

No Amazonas, os dois primeiros meses deste ano registraram o total de 181 homicídios, uma alta de 8,3% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registrados 167 casos. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foram 130 ocorrências em Manaus e 51 no interior do Estado este ano.

Janeiro e fevereiro de 2021 registraram 181 homicídios (Fonte: SSP-AM)
Ao todo, em 2020, foram registrados 948 homicídios (Fonte: SSP-AM)

Nos casos de latrocínio, isto é, roubo seguido de morte, o Amazonas registrou 45 ocorrências em 2020. Este ano, os meses de janeiro e fevereiro registraram nove casos. Comparando com os mesmos meses do ano anterior, quando foram registrados cinco ocorrências, o aumento é de 60% na quantidade de latrocínio.

Em 2020, o Amazonas registrou o total de 45 latrocínios (Fonte: SSP-AM)
Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram 9 ocorrências de latrocínio (Fonte: SSP-AM)