Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS — Com a ideia de reunir pesquisas voltadas à temática de gênero no âmbito da educação, o psicólogo e doutor em educação Adan Silva lançou, no último dia 11, o livro multidisciplinar intitulado ‘Gênero, Sexualidade e Educação: perspectivas, cidadania e saberes para a inclusão da diversidade. Em versão e-book, o trabalho traz estudos de autores das áreas antropológica, psicológica, educacional e serviço social, promovendo diversas leituras científicas sobre o assunto.

Com orientação da professora Sueli Mascarenhas, a obra é publicada em parceria com duas editoras, a Alexa e da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua). De acordo com Adan, o livro fornece um panorama para refletir criticamente as relações entre gênero e escola. Embora seja focado para o público acadêmico, o doutor em educação considera o trabalho de fácil leitura e acessível à massa.

“A ideia veio no meu doutorado e o livro tem contribuições de outros locais do País. Mesmo sendo um livro acadêmico, a massa consegue entender porque perpassa muito sobre essas discussões como a escola nesse ambiente de diversidade, nessa pluralidade, diante, inclusive, dos instrumentos legais como são a constituição, a própria lei de diretrizes e bases e esse conjunto de normativas que são campo educacional”, ressalta Adan.

Adan Renê Silva, doutor em Educação e mestre em Psicologia (Reprodução/ arquivo pessoal)

Acesso ao trabalho

Além do formato e-book disponível gratuitamente no site da Alexa Cultural , o trabalho também pode ser encomendado em versão física tradicional e os que desejarem adquirir a versão impressa podem entrar em contato e fazer um orçamento com a editora pelo e-mail [email protected]

“Optamos deixar disponível nesse formato de livre circulação, mas as pessoas que não gostam ou têm dificuldade de ler ou manusear o material em PDF podem encomendar o impresso na editora. O pedido será orçado direto com eles”, explica.

O psicólogo aproveita para indicar a leitura por justamente fomentar o debate em torno dos preconceitos e por conter ainda questões no âmbito do Amazonas. Para o profissional, apesar da ênfase científica do produto, a facilidade e didática do produto auxilia no entendimento do assunto.

“Ele traz a dimensão da vivência, é imprescindível por conta da atualidade e pela ênfase do nosso Amazonas e como as produções legislativas impactam diretamente nesse ambiente de ascensão do conservadorismo e da negação da educação como um direito de todos e todas”, finaliza.

Formação

Nascido em Manaus, Adan Renê Silva, 33 anos, é doutor em Educação e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Também é especialista em História da Saúde na Amazônia pela Fiocruz e psicólogo.

Admirador das manifestações populares desde criança, Adan desenvolve trabalhos como pesquisador das festas populares na Amazônia, com diversos artigos, capítulos de livros e pesquisas sobre os assuntos. Atualmente, é membro da Direção-Geral de Espetáculo do Boi-Bumbá Garantido.