No AM, enfermeiro e técnica de enfermagem morrem por complicações do novo coronavírus
07 de janeiro de 2021

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium
MANAUS – O enfermeiro Maurício da Silva Martins e a técnica de enfermagem Sineia Santos de Medeiros, que atuavam na linha de frente da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, morreram nessa quarta-feira, 6, por complicações da Covid-19. Também nessa quarta, a enfermeira Marília Reis foi a óbito, vítima de um infarto fulminante.
Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) manifestou pesar pelo falecimento dos profissionais. Segundo o conselho, Maurício atuava no SPA São Raimundo, em Manaus; Sineia Santos atendia no município de Maués (a 259 quilômetros da capital); e Marília trabalhava pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Zona Centro-Sul da capital.
“O Coren-AM se solidariza com todos os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela irreparável perda”, escreveu o órgão, em uma publicação nas redes sociais.

Sem leitos
A técnica de enfermagem Sineia Santos Medeiros era concursada da Prefeitura de Maués desde 2007 e fazia parte do quadro efetivo do Executivo Municipal a partir de 2009. Há alguns anos, Sineia estava morando em Manaus, onde estudava Enfermagem, que concluiria neste ano.
Segundo informações de amigos e familiares, a técnica de enfermagem viajou a Maués para passar as festas de fim de ano. Nessa quarta-feira, 6, Sineia não resistiu à doença e foi a óbito no Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva. Com a falta de leitos nos hospitais públicos e particulares de Manaus, a família não conseguiu transferi-la para a capital.
Em nota de pesar, a Prefeitura de Maués prestou condolências aos familiares e amigos da técnica de enfermagem. “Todos os servidores públicos, em especial os profissionais de Saúde, estão em luto devido a essa perda irreparável”, escreveu a Prefeitura.

SPA São Raimundo
Maurício da Silva Martins, de 27 anos, morreu no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na tarde dessa quarta. Amigos e colegas do profissional prestaram homenagens ao enfermeiro e lamentaram a perda precoce do jovem.
“Sempre atuou de forma ética, demonstrando dedicação e amor ao próximo. Quantas vidas ele cuidou e hoje ele descansa de uma guerra que nós ainda estamos lutando. Faça sua viagem serenamente e descanse em paz eternamente no reino do senhor”, lamentou a enfermeira Carla Ferreira.

A Associação de Serviços de Enfermagem Geral e Especializado Do Amazonas (Segeam), empresa onde Maurício atuava, também manifestou pesar pela morte do enfermeiro. “A Associação se solidariza com amigos e parentes do enfermeiro pela perda precoce do profissional”, diz em nota.

Infarto fulminante
Apaixonada por futebol, a enfermeira Marília Reis era torcedora do Palmeira, clube paulista de futebol, mãe de duas crianças e mulher de Ailton Silva do Nascimento.
A profissional de saúde morreu por infarto fulminante. Amigos e colegas também publicaram mensagens nas redes sociais de conforto e solidariedade aos familiares.

