No AM, evento virtual atraiu mais de 2 mil pessoas para atualização em enfermagem

A atividade ocorreu de forma gratuita, no formato virtual, entre os dias 10 e 26 de maio, com transmissão pelo YouTube (Reprodução/Assessoria)

Com informações da assessoria

MANAUS – A segunda edição da Semana da Enfermagem da Associação de Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) atraiu um público de mais de duas mil pessoas, para tratar de temas variados, presentes no dia a dia de enfermeiros e enfermeiras. As abordagens incluíram, por exemplo, assuntos associados ao perfil profissional, qualificação, identificação de protocolos baseados no bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos usuários das redes pública e privada de saúde, entre outros. A atividade ocorreu de forma gratuita, no formato virtual, entre os dias 10 e 26 de maio, com transmissão pelo YouTube.

Áreas como estomaterapia, urgência e emergência, obstetrícia, psicologia associada à profissão, ética, entre outras, estiveram em pauta. O último dia de evento abordou, entre as temáticas, a ‘assistência ao parto por enfermeiro’, com dicas para um cuidado menos intervencionista, diminuição da morbidade materna, maior satisfação do usuário do sistema de saúde com o atendimento, análise de perfil dos profissionais aptos a atuar no processo fisiológico do nascimento, além da promoção de um parto cada vez mais saudável à mulher.

PUBLICIDADE

As apresentações foram feitas pelas enfermeiras Larissa de Almeida, mestranda pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Regiane Carneiro, especialista pelo Programa Multiprofissional do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Ufam. Ambas são colaboradoras da Segeam.

Outro assunto inserido na rodada de palestras virtuais foi: ‘os mitos sobre parto normal e a cesariana’, com informações que desmistificam detalhes sobre o local de assistência ao parto. No campo da psicologia associada à enfermagem, as ‘feridas e implicações emocionais’ serviram como base para uma ampla apresentação. O tema incluiu a origem das lesões, que pode ser genética, intrínseca, extrínseca ou gerada por questões emocionais, de acordo com a CEO da ByCorpus, enfermeira e psicóloga clínica, Dra. Beatriz Yamada, uma das referências em enfermagem no País. A apresentação teve como moderadora a especialista em podiatria, Rayane Cunha.

Evento

A Semana da Enfermagem foi uma iniciativa da Gerência do Treinamento & Desenvolvimento da Segeam e contou com o apoio do Coren/AM (Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas). A atividade foi alusiva ao mês da enfermagem, que segundo a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, tem se mostrado bastante relevante, especialmente em função da pandemia do novo coronavírus que assola o mundo.

“A atividade de enfermagem está inserida no tripé da assistência e tem auxiliado no enfrentamento à pandemia, com muita garra e competência. No caso da Associação Segeam, que atua em unidades como as de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS), o maior desafio é sempre ampliar a qualidade do atendimento na atividade-fim, com foco no cuidar e na assistência humanizada, que vem ajudando, diariamente, a salvar milhares de vidas no nosso Estado”, destacou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.