Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
20 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Andréa Vieira – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Uma corrente de solidariedade promovida por amigos e familiares para salvar a visão da jornalista amazonense Walcira Maia se espalhou em grupos de mensagens e nas redes sociais, na tarde desta terça-feira, 10, na capital do Amazonas. Walcira precisa passar por uma cirurgia reparadora nos olhos e o profissional especialista em retina e catarata atende em Curitiba, no Paraná. Para as despesas da viagem, exames, remédios entre outros gastos, a irmã da comunicadora criou uma “vaquinha” online, no site Vakinha, mas até o momento só foram arrecadados R$ 1,8 mil dos R$10 mil estimados em gastos.

Com mais de uma década de atuação na comunicação amazonense, a jornalista foi diagnosticada com retinopatia diabética, uma complicação adquirida junto com a doença. “Após a perda de seu filho, que aconteceu logo após o parto, em 1996, ela descobriu que era portadora do diabetes Melitus”, relata no texto da campanha online, a irmã da jornalista, Walmira Pereira. Ela conta, ainda, que por mais que a irmã tenha seguido corretamente os tratamentos, mesmo aqueles muito difíceis, a perda da visão foi inevitável.

“Apesar de longo tratamento com injeções nos olhos, lasers e com rigorosos controles alimentares, outros problemas foram surgindo, como a catarata nos dois olhos e o glaucoma. Com a pandemia tudo foi agravado ocorrendo quase que a perda total da visão. De um dos olhos ela praticamente não enxerga e do outro, a visão já está bastante comprometida”, detalha Walmira.

A campanha criada pela família quer devolver para Walcira um pouco de qualidade de vida. “Temos esperança de que ela vai voltar a enxergar”, diz a irmã.

“Walcira é jornalista e sempre foi uma pessoa de sorriso lindo e amava fotografar. Detalhista e muito perfeccionista, sempre queria tirar as melhores fotos e captar as expressões nos cliques que eternizam momentos. Nossa irmã será vitoriosa”, afirma Walmira.

Sobre o assunto, a reportagem da CENARIUM entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), Wilson Reis, que adiantou que a entidade vai prestar auxílio para a jornalista, mas não deu detalhes sobre como seria essa ajuda.

Para contribuir, basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/para-walcira-continuar-enxergando