No AM, paisagista cria hotel e hospital para cuidado com plantas

Carolina Bezerra é a paisagista idealizadora do espaço que cuida de plantas (Reprodução/ Instagram)
Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS – “Um lugar de amor e carinho dedicado aos cuidados com as plantas”, assim define a paisagista Carolina Bezerra, criadora do “Garagem de Plantas e Ideias”, o primeiro hospital e hotel de plantas do Amazonas. O espaço basicamente recebe os mais variados tipos de espécies do Reino Plantae, para serem cuidados e hospedados em um ambiente saudável.

De acordo com Carolina, a ideia de um espaço voltado para auxiliar pessoas que não entendem tão bem como cuidar das mudas surgiu durante o início da pandemia de Covid-19. “Muitas pessoas passaram a ter plantas em casa, mas não tinham noção de como cuidá-las, acabavam perdendo suas mudas. O hospital e hotel surgiu por isso, para receber e resolver esta demanda”, explica Carolina.

A Lambari possui nome científico de Tradescantia zebrina (Reprodução/Instagram)

Funcionamento

A empreendedora explica que o serviço tem como base a dinâmica de um pet shop. O cliente leva a muda até o local e passa por uma avaliação, para que assim então possa dispor dos serviços. “Aqui, as plantas passam por um diagnóstico, para determinarmos se o tratamento pode ser feito em casa ou aqui. Importante dizer que temos um espaço adaptado para isso e contamos com auxílio de jardineiros quando necessário”, ressalta.

PUBLICIDADE

O cuidado com as plantas, bem como a procura pelo local, tem sido uma alternativa para os que precisam viajar ou aqueles que estão passando por obras em casa. “Durante as obras, as plantas que decoram e harmonizam a casa são prejudicadas. Então os donos nos procuram para dar abrigo durante um período, aqui, elas estão seguras e bem cuidadas. O mesmo acontece com as plantas de quem precisa viajar”, destaca Carolina.

Evolvus Glomeratus, conhecida popularmente como Azulzinha (Reprodução/Instagram)

Plantas

Durante o trabalho desenvolvido pelo Garagem de Plantas e Ideias, Carolina diz que percebe erros recorrentes cometidos pelos donos das plantas de estimação. “Os que mais vejo são aqueles que acham que quanto mais adubo, melhor. Tudo em excesso é prejudicial. Em seguida, vem a falta de luz ou excesso, plantas de sombra no sol e plantas de sol na sombra. Porém, a planta de sombra precisa de luz indireta, mas precisa. Só a luz do Sol faz o vegetal realizar a fotossíntese” conta Bezerra.

Entre as espécies mais atendidas, estão as de clima frio, como lavanda e hortência. Carolina relembra que já houve casos inusitados em que a cliente mantinha a planta dentro da geladeira na intenção de conservar o vegetal. “Assim como no paisagismo, clientes pedem plantas de clima frio para nossa região, ela às vezes sobrevive, mas ela deve viver bem. E não adianta plantas de frio no ar-condicionado ou na geladeira. Já tive clientes que chegaram com roseiras queimadas, porque puseram na geladeira. Não façam isso”, advertiu.

A beleza da planta conhecida como Maciço de Camarão Amarelo (Reprodução/ Instagram)

Sobre o espaço

O Garagem de Plantas e Ideias tem funcionamento entre os dias de terça-feira a domingo e fica localizado na Rua 4, nº137, Conjunto Castelo Branco – Parque 10 de Novembro, Zona Centro Sul de Manaus. A diária no local custa em média R$ 2 por planta e, segundo a responsável, o preço altera de acordo com o tamanho do vegetal e dos serviços que cada espécie exige para se manter saudável e viçosa. Dentre os cuidados básicos estão o remanejamento de vaso, adubação e correção, caso a planta esteja adubada em excesso, além do tempo correto de exposição à luz e a sombra e água.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.