No AM, governo lança projeto ‘idoso empreendedor’ e prorroga crédito emergencial até novembro
02 de julho de 2021

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium
MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), realizou nesta sexta-feira, 2, o balanço das operações de Crédito Emergencial concedidas pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) no primeiro semestre deste ano. Durante a cerimônia, foi lançado o Projeto “Idoso Empreendedor”, com a finalidade de oportunizar microcrédito para que idosos possam iniciar ou ampliar os próprios negócios.
“Nós estamos lançando o idoso empreendedor, que é uma linha de crédito para essa faixa etária, que também tem uma necessidade de uma ocupação e também de gerar renda. Há muitos idosos que tem empreendimentos, outros tem a vontade de empreender e hoje estão tendo a oportunidade aqui na Afeam”, destacou o governador.
O governador Wilson Lima disse ainda que o Estado tem avançado no número de empréstimo ao pequeno e micro empreendedor com as menores taxas do mercado. “Só nesses seis meses deste ano até o mês de junho já é o maior número de investimento dos últimos quatro anos, algo em torno de R$ 110 milhões de reais, menores taxas de mercado com prazo de carência muito grande tanto na capital quanto no interior”, relatou Wilson.
Crédito Emergencial
Desde quando o Amazonas decretou estado de calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Amazonas lançou o Crédito Emergencial para empreendedores fomentar os empreendimentos que foram afetados financeiramente. A medida também foi usada para auxiliar os agricultores atingidos pela cheia dos rios no Amazonas.
“O Crédito Emergencial foi prorrogado até novembro e é uma oportunidade de aumentar o negócio. Na Afeam temos crédito para todos os empreendedores e para vários empreendimentos a partir de cinco mil reais até 1 milhão de reais”, disse Lima.
Como participar
Para ter acesso ao programa, o interessado precisa enviar as documentações que constam no site da Afeam e, dependendo do valor solicitado, também é exigida garantia de avalista. A Afeam também analisará o porte das empresas que queiram solicitar financiamento acima de R$ 100 mil. O Crédito Emergencial é destinado aos Autônomos, Profissionais Liberais, Produtores Rurais, Microempreendedores Individuais – MEI, Micro e Pequenas Empresas.
Mais informações e a lista de documentos sobre o Crédito Emergencial estão disponíveis no site da Afeam.