No AM, indígenas Warao participam de curso para estimular práticas tradicionais de cura

O Yaracota Warao é um projeto do Instituto Mana que busca fortalecer a comunidade a partir da valorização de seus conhecimentos tradicionais sobre o uso medicinal de plantas e outros produtos da floresta (Rosário Reis/ Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – O Instituto Mana, em parceria com a Faculdade Boas Novas (FBN), realizou nessa segunda-feira, 30, uma oficina com 21 indígenas da etnia Warao no âmbito do projeto Yaracota Warao, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e fomentar suas práticas tradicionais de cura. Yaracota é o termo que significa remédio em Warao.

O povo Warao ocupa tradicionalmente a região do delta do rio Orinoco, na Venezuela, e vem migrando para o Brasil desde 2014, em busca de melhores condições de vida. Em Manaus, são acolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio de instituições parceiras, tais como o Instituto Mana e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

PUBLICIDADE

O Yaracota Warao é um projeto do Instituto Mana que busca fortalecer a comunidade a partir da valorização de seus conhecimentos tradicionais sobre o uso medicinal de plantas e outros produtos da floresta.

Nathaly Marculino, oficial de participação comunitária, agradeceu à FBN. “Hoje, a FBN nos recebe em seu espaço para realizarmos a penúltima fase do projeto que consiste em uma Oficina de Validação das informações levantadas sobre o tema na etapa anterior, em grupos focais e entrevistas
nos abrigos”

Para a antropóloga Dassuem Nogueira, gestora de Participação Comunitária, a oficina é importante porque apresenta aos interlocutores do projeto Yaracota as informações organizadas e nas quais eventuais equívocos poderão ser corrigidos.

Projeto

O projeto contemplará um guia trilíngue – português, espanhol e warao – para que auxilie a população Warao a buscar, nos mercados da cidade e em hortas comunitárias, espécies de plantas que costumam usar tradicionalmente.

Outro projeto desenvolvido pelo Instituto Mana, com apoio da Acnur, é o “Warao educomunicação”, que tem como objetivo promover processos de comunicação/educação e participação da comunidade para a produção de mídias em imagem, áudio e vídeo (fotografias, spots de áudio e spots de vídeo).

O Coletivo de Comunicadores Warao exercita tudo o que aprende realizando a cobertura das atividades realizadas em sua comunidade. Hoje, o Coletivo de Comunicadores Warao realizará a cobertura educomunicativa do evento. Os dois projetos são parte das atividades de proteção baseada na comunidade desenvolvidas pelo Instituto Mana com apoio do Acnur, que visam fortalecer a comunidade Warao, em Manaus, por meio da autonomia e cidadania.

Vale salientar que foram observadas as recomendações de contenção de disseminação do novo Coronavírus, tais como: utilização de álcool em gel, uso de máscaras, espaço entre os presentes, e distanciamento entre pessoas de abrigos diferentes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.