Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de junho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O graffiti feminino no Amazonas tem neste sábado, 15, e domingo, 16, o primeiro festival direcionado exclusivamente para as mulheres artistas urbanas no Amazonas. O Festival de Graffiti Feminino Yapai Waina – cujo nome tem origem da etnia do povo indígena Kokama que significa ‘levanta mulher’ – acontece no município de Presidente Figueiredo, distante 133 quilômetros de Manaus.

Por causa da pandemia, o festival é realizado de forma online e presencial. São apresentadas bandas de rap, poesias e apresentações culturais. No local do evento, as participantes do festival grafitam um mural no Túnel Zé Amador, em Figueiredo.

A pintura começou a ser produzida nessa terça-feira, 14, e será concluída ainda neste sábado. Uma oficina para crianças também é oferecida no local.

Primeiro dia da pintura do mural em Presidente Figueiredo, neste sábado (Reprodução/Festival de Graffiti Feminino Yapai Waina)

Com artistas locais, nacionais e internacionais participando do evento, a transmissão da programação pode ser conferida no Facebook do evento.

O evento está sendo organizado pelo Graffiti Queens e tem a coordenação geral de Chermie Ferreira e Kina Kokama. Segundo a organização do festival, o local de realização do evento foi escolhido para ser em Presidente Figueiredo com o objetivo de descentralizar, já que a maioria dos eventos ocorre em Manaus.

“A última vez que teve evento nacional de graffiti feminino foi em 2008 organizado por mim, junto com o coletivo Epoiam Ari-Poria. É importante ter outro evento feminino em Manaus e de porte internacional, porque o Estado do Amazonas é o maior polo de graffiti da região Norte”, enfatizou Chermie Ferreira.

Aldir Blanc

O Festival de Graffiti Feminino Yapai Waina é o 1° Festival Internacional de Graffiti, cujo o foco são as mulheres. É contemplado pelo Programa Cultura Economia Criativa pela Lei Prêmio Aldir Blanc do Governo do Estado do Amazonas.

Veja a programação: