No Amazonas, 4ª dose da vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada em idosos acima de 70 anos

Quarta dose estará disponível para idosos acima de 70 anos no Amazonas (Divulgação/ Semcom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou nessa sexta-feira, 18, o começo da aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 70 anos ou mais no Estado. De acordo com Lima, estão aptos a serem imunizados quem tiver tomado a terceira dose há pelo menos três meses. Além do Amazonas, o Estado de São Paulo também já está aplicando a quarta dose da vacina em idosos, mas com 80 anos ou mais.

“Boa notícia para a turma da terceira idade! Amanhã vamos começar a vacinar pessoas de 70 anos ou mais com a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Mas atenção: é preciso ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. Procure o ponto de vacinação mais perto e vacine-se”, disse o governador por meio de uma publicação no Twitter.

Anúncio do governador do Amazonas foi feito por meio do Twitter. (Reprodução/ Twitter)

À CENARIUM, o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou a necessidade da aplicação da quarta dose nessa faixa etária. “As pessoas perguntam muito por que tem que tomar a vacina de quatro em quatro meses? Bom, a vacina da gripe você tem que tomar todo ano. A quarta dose se faz necessária para pessoas acima de 70 anos, com ou sem comorbidades, porque este é o grupo que mais tem complicações, que mais vai para UTI, que infelizmente é responsável pela maior taxa de óbitos”, disse o secretário.

PUBLICIDADE

Até a manhã deste sábado, 19, segundo levantamento feito no site da Fundação de Vigilância Sanitária – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o Amazonas tem 60,4% da população com o esquema vacinal primário completo, sendo 23,1% com a 1ª dose de reforço já aplicada. Quanto à cobertura vacinal da população que pode ser vacinada — acima de 5 anos de idade —, 66,8% tem o esquema vacinal primário completo e 35,% com a dose de reforço

Além de São Paulo e Amazonas, o Espírito Santo também anunciou a aplicação da quarta dose, mas a partir de segunda-feira, 21. O imunizante será disponibilizado para pessoas com 60 anos ou mais. Já na contramão, o Rio de Janeiro não vai adiantar a aplicação da quarta dose, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Conforme o cronograma anunciado pelo município no mês passado, o novo ciclo de vacinação acontecerá um ano após a terceira dose, de modo que a população do Rio começará a receber as aplicações em julho deste ano.

No último dia 13 de março, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, afirmou que a aplicação de uma quarta dose da vacina é necessária para ajudar a combater uma nova onda de Covid-19. “Muitas variantes estão surgindo e a Ômicron foi a primeira a conseguir escapar, de maneira habilidosa, da proteção imunológica que estamos dando”, disse Bourla ao programa “Face the Nation”, da CBS.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.