No Amazonas, hospital Delphina Aziz recebe certificação de qualidade inédita em unidades públicas
24 de janeiro de 2023

Daniel Amorim – Da Revista Cenarium
MANAUS – Centro de referência em cirurgias no Amazonas, o Hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte de Manaus, recebeu a Certificação de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1. Trata-se da primeira unidade de saúde no Estado vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) a receber o selo de qualidade.
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de critérios previamente definidos, promover qualidade e segurança da assistência no setor de saúde. Para o governador do Amazonas Wilson Lima (UB), o título representa a superação de um problema histórico.
“Durante muito tempo, as pessoas criticaram o a saúde pública do Amazonas. Mas estamos no caminho de transformá-la por meio de serviços de excelência, melhor do que muitos hospitais particulares“, afirmou. Atualmente, o Delphina Aziz opera com 360 leitos funcionando em capacidade total. A previsão é de abertura de mais 180.
“Esse é um legado que fica, e ninguém pode retroagir nos avanços. Hoje, um procedimento operatório leva 20 dias para ser realizado. Em um plano de saúde particular, esse é o prazo para emissão de autorização de exames. E o melhor é que estamos numa estrutura pública“, ressaltou Lima.

O governador informou ainda que, neste ano, deverão ser implementadas no Delphina cirurgias de rim, fígado e implante coclear (procedimento para pessoas com perda auditiva). “Isso significa também diminuição de gastos e qualidade de vida aos transplantados, que não precisarão se deslocar até outros estados para se submeter a cirurgias“.
Lima destacou que, graças à infraestrutura de ponta, muitas vidas foram salvas durante a pandemia de Covid-19 no Delphina Aziz. “A meta agora é obter a Acreditação Nível 2“.
Nível de excelência
O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, lembrou que a ampliação de vagas era um antigo projeto do governo do Amazonas. Ele destacou que a certificação comprova o nível de qualidade dos atendimentos realizados no Delphina Aziz. “Em um hospital com volume tão alto de atendimento, a segurança é fundamental. Não é fácil obter uma certificação ONA. São critérios rígidos“, explicou.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (IDSH), José Carlos Rizoli, a certificação “pode ser atribuída ao esforço e dedicação de todos os funcionários do hospital. Mas, principalmente, ao empenho do governo do Amazonas em promover o desenvolvimento da saúde no estado“. O INDSH atua na gestão do Complexo Hospitalar Zona Norte, integrado pelo Hospital Delphina Aziz e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.