No Amazonas, Sindicato dos Jornalistas lança ‘Selo de Jornalismo Profissional’ para combater fake news

Iniciativa busca combater fake news no Amazonas (Ricardo Oliveira/Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium*

MANAUS — O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) lançou, nesta quinta-feira, 7, o “Selo de Jornalismo Profissional“, que visa combater fake news no Estado. O evento, realizado no Palácio Rio Negro, no Centro Histórico de Manaus, contou com a presença da AGÊNCIA e REVISTA CENARIUM, proprietários e representantes de sites, portais, blogs amazonenses, além de entidades da sociedade civil.

A iniciativa foi promovida em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB-AM); a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a Arquidiocese Metropolitana de Manaus e a Comissão de Ética do SJPAM. Para o presidente do sindicato, Wilson Reis, a base ética do jornalismo no Amazonas passa a ser mais valorizada com o lançamento do selo profissional.

PUBLICIDADE

“Com o selo, a base ética é mais valorizada. Além disso, ele é importante para fazermos crescer a entidade representativa dos jornalistas no Estado do Amazonas, o SJPAM, que é uma entidade filiada à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Para nós, este é um dia importantíssimo e acredito que para os nossos convidados aqui presentes também”, comemorou o jornalista Wilson Reis.

Evento contou com a presença de representantes de veículos de comunicação do Amazonas e de entidades da sociedade civil (Ricardo Oliveira/Cenarium)

De acordo com a jornalista Paula Litaiff, CEO da CENARIUM, o selo tem como principal motivo mostrar para a sociedade quem faz fake news e quem faz jornalismo profissional. Para ela, a iniciativa mostra ainda a atitude corajosa do SJPAM de enfrentar, inclusive, grupos criminosos.

“A CENARIUM não poderia deixar de apoiar essa iniciativa do sindicato que é a única instituição habilitada a representar a classe aqui, no Amazonas, por meio da Fenaj. Estamos aqui para prestigiar o evento e também para buscar o credenciamento junto ao ‘Selo do Sindicato dos Jornalistas’ nesta data importante que se comemora o Dia do Jornalista”, declarou Paula Litaiff.

Combate

Na solenidade, o advogado e representante da OAB-AM Cassius Aguiar destacou a importância do “Selo de Jornalismo Profissional” e afirmou que a iniciativa surge como uma grande missão de combate à desinformação na imprensa.

“A OAB tem consciência de que acompanhar esse processo de trazer a informação é de grande importância para a sociedade. A advocacia está sempre de portas abertas para atender a sociedade, principalmente profissionais do jornalismo, que têm essa grande missão. Vejo como uma grande e árdua missão combater a desinformação na imprensa em geral”, declarou Aguiar.

Para o professor Allan Rodrigues, da Ufam, o selo também vai ajudar no combate aos males que afetam a democracia. À REVISTA CENARIUM, Rodrigues destacou que, quanto mais iniciativas de incentivo ao jornalismo profissional e ético, melhores serão as decisões tomadas pela sociedade.

“Quanto mais iniciativas houver, no sentido de qualificar o jornalismo profissional, qualificar por consequência a informação que chega à sociedade, melhores serão as decisões que essa sociedade vai tomar diante dos diversos desafios que ela enfrenta. A Ufam forma, há 52 anos, jornalistas para que atuem na sociedade de forma cidadã, transformadora e com qualidade e, hoje, ela está presente nessa iniciativa do selo”, salientou o professor Allan Rodrigues.

O subsecretário de comunicação de Manaus, Jack Serafim, reitera que o Amazonas vive um momento importante e salienta que a comunicação online já estava solicitando organização. “A gente vê, tanto por parte do sindicato quanto por parte dos donos dos sites, essa mobilização no sentido de ajustar isso”, frisou.

“A questão da desinformação com as novas tecnologias acaba ganhando um impulsionamento muito grande. Hoje, todo mundo tem um veículo de comunicação na mão, que é o celular, e os filtros que existem são os jornalistas. Eles são os guardiões da verdade e dos fatos, e toda iniciativa de resguardar aquilo que é bom é bem-vinda. Não tenho dúvidas de que isso é o começo de um aprimoramento que precisa ser feito e todos nós temos vontade de ver todos os veículos salvaguardados com a credibilidade”, continuou Jack Serafim.

Compromisso

À CENARIUM, o padre Luís Miguel Modino, da Arquidiocese de Manaus, afirmou que a entidade segue aquilo que a doutrina da igreja diz e lembrou, ainda, que a Igreja Católica sempre teve o compromisso com a verdade. Para o líder religioso, o catolicismo não pode compactuar com a mentira e os interesses obscuros impostos à sociedade.

“A Igreja Católica sempre teve compromisso com a verdade e fazer parte do Selo de Jornalismo é uma mostra da confiança que o Sindicato dos Jornalistas e a sociedade têm na igreja. Neste sentido, a gente segue aquilo que a doutrina da igreja diz, que já foi falado por muito tempo, mas que hoje o Papa Francisco incentiva ainda mais e destaca: o grande papel que os jornalistas têm para a sociedade, o compromisso com a ética e, sobretudo, o combate às fakes news”, disse o padre.

O padre reforça ainda que o compromisso do bom jornalismo deve ser com o povo e a verdade, além de buscar mostrar os fatos. “A partir desses fatos, poder fazer uma sociedade mais justa, solidária e mais comprometida com a verdade”, reforçou o religioso.

(*) Colaborou o jornalista Gabriel Abreu — Da Revista Cenarium

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.