No Dia do Fotógrafo, profissional conta experiência e desafios da cobertura na Amazônia

Ricardo Oliveira posa com câmera durante um dos seus trabalhos singrando rios da Amazônia (Arquivo Pessoal)

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – No dia 8 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data homenageia anualmente profissionais que são responsáveis por eternizar e contar histórias por meio dos registros de suas lentes. Na Amazônia, um desses profissionais é Ricardo Oliveira, fotógrafo que realiza cobertura de pautas ambientais e indígenas desde 1993.

Amazonense, Ricardo iniciou a carreira no Rio de Janeiro, onde morou e estudou na FotoRiografia. “Viver a Amazônia é reconhecer nos indígenas e ribeirinhos lugares privilegiados de saberes da ciência para contribuir com um mundo melhor”, diz.

PUBLICIDADE

Com as redes sociais, a fotografia está presente no dia a dia, mas podemos encontrá-la profissionalmente no jornalismo, nos cinemas, nos livros, nas revistas e em diversos lugares. “Difícil achar uma pessoa que não goste de captar momentos da vida num aparelho celular ou uma câmera”, completou.

Ricardo Oliveira em expedição em Balbina, distrito do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas (Arquivo Pessoal)

Captar a realidade de ribeirinhos e comunidades indígenas na Amazônia são os maiores desafios de Ricardo Oliveira, que explica sobre a logística da região. “Para quem fotografa esse cenário, as dificuldades são as mesmas dos residentes. O mais magnífico para mim são os rios, além da própria floresta e a generosidade do habitante local, que, na maioria das vezes, é ribeirinho. Em grande parte das minhas imagens, eles estão presentes, assim como a sabedoria indígena, que eu tento transmitir a cada clique”, disse.

“Acho que cobrir a Amazônia é um grande desafio para todos. Todos querem estar aqui. As pessoas do Sul desconhecem esses deslocamentos na região. Nada é perto, a maioria dos brasileiros não a conhecem, inclusive, até mesmo as pessoas que moram em Manaus”, finalizou Ricardo.

Os fotógrafos são homenageados oficialmente nesta data, pois foi quando a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil em 1840, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre em 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.