No interior de RR, pontes e estradas sem manutenção há 16 anos colocam moradores e turistas em risco
08 de março de 2022

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium
MANAUS — Na zona rural do município de Cantá, a cerca de 25 quilômetros de distância de Boa Vista, capital de Roraima, a falta de manutenção de pontes e estradas revolta moradores e pessoas que trabalham na região, colocando em risco a vida dos mesmos. Segundo denúncia feita à CENARIUM, nesta terça-feira, 8, por pessoas que preferiram não se identificar, as pontes não recebem manutenção há 16 anos na estrada vicinal Fonte Nova, região da Serra Grande 2.
Além de preocupar moradores da região, o risco também afeta turistas. O guia turístico Ricardo Viana Costa, conhecido como “Ricardo Búfalo”, trabalha na região há dez anos e explicou, com exclusividade à CENARIUM, que na época de chuvas é quando há mais movimento na Serra Grande 2, mas também é quando as pontes os rios enchem e as águas as encobrem.
“Quase todas as pontes estão precisando de manutenção, estão com a madeira bem velha já, oferecendo risco à população e motoristas que passam pelas pontes”, afirma o guia turístico. “Ainda mais que está chegando a época de inverno, está piorando a situação porque a água cobre as pontes. São várias pontes e eu como guia trabalho mais agora na época de inverno. Agora vai começar a passar mais gente. O certo era fazer de concreto né”.
Quanto às estradas, o guia reforça que são de barro piçarra e atenta para a necessidade de mais infraestrutura por onde os turistas e moradores precisam trafegar para chegar, por exemplo, na vila onde acontecem as festas do milho e do abacaxi.
“A estrada entre a Serra Grande 1 a Serra Grande 2 é de piçarra e essa é a estrada de turismo que chega mais rápido à vila de Serra Grande, onde tem a Festa do Milho, do Abacaxi. É essa parte que a gente pede e espera que asfalte”, reforça Ricardo Búfalo.
A região é conhecida pelas trilhas e cachoeiras. Quedas d’água como a Cachoeira Véu de Noiva, Excalibur e Urubu Rei atraem turistas de várias localidades. “Eu sou guia da serra. Tem cachoeira, tem trilha, piscinas naturais e o turismo está aumentando tanto para Serra Grande quanto para conhecer o Rio Branco”, finaliza ele.
Infraestrutura ainda não chegou
Em dezembro de 2021, o Governo de Roraima anunciou obras de infraestrutura no município de Cantá, com previsão de manutenção de 647,9 quilômetros de estradas e o conserto de 41 pontes. Um dos maiores projetos anunciados foi a recuperação de 62 km de estrada que liga a região da Serra Grande 2 a Confiança III.
A via é utilizada para escoamento dos polos de produção da agricultura familiar da região. Segundo o governo estadual, o serviço contemplaria as vicinais Fonte Nova, Rio Branco, Areial, 02, 08 e 21.
A CENARIUM questionou o Governo de Roraima, via e-mail, sobre prazos para as obras de infraestrutura nas pontes e estradas apontadas pelos moradores e pelo guia turístico, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.


