No MT, moradora chora ao ver fogo perto de casa após queimada rural; veja vídeo

Incêndio que chegou perto das casas, região Centro-Sul do Mato Grosso (Reprodução/Internet)

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Um vídeo gravado por moradores e postado em uma rede social, nessa quinta-feira, 26, mostra um incêndio que atinge cinco fazendas na região Sul do Mato Grosso. A gravação mostra uma mulher chorando após o incêndio atingir uma área próxima a sua casa. O desespero da mulher chamou atenção da internet.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado, o incêndio se alastrou rapidamente para perto das casas, no bairro Juarez Henrique, mas foi controlado rapidamente, na noite de quarta-feira, 25. Além disso, a equipe atua com 25 pessoas em ação, sendo 22 bombeiros e três da Defesa Civil. O grupo trabalha há, aproximadamente, uma semana para conter o fogo na região.

PUBLICIDADE

“Aparentemente, nessa quinta-feira, está um pouco mais tranquilo que a quarta-feira. Mas o problema é o horário, entre 11h e 14h, o fogo costuma ser mais difícil para realizar o combate”, afirmou o tenente Leonardo Cuiabano Kunze. Informações preliminares destacam que uma área de cerca de 20 mil hectares já foi atingida pelo fogo.

Queimadas

Segundo dados divulgados pelo Projeto MapBiomas, no último dia 16, apontam que entre 1985 e 2020 o Brasil queimou uma área em torno de 1,67 milhão de km², o que equivale a um território maior que a Inglaterra por anos. E desse total, cerca de 65% foi de vegetação nativa dos Estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Mato Grosso foi Estado que mais detectou focos de calor no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com mais de 12 mil, em 2021. O Instituto Nacional de Meteorologia declarou “alerta laranja” por conta da seca no Mato Grosso, e “alerta amarelo”, devido à onda de calor que atinge o Estado.

Vídeo:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.