No Pará, bebê que nasceu com mais de 7 kg recebe alta médica de hospital

Com informações do Infoglobo

RIO – A bebê Estefany Araújo Evangelista, que surpreendeu os médicos ao nascer pesando 7.038 kg e medindo 61 cm, recebeu alta nessa sexta-feira, 10, da maternidade da Fundação Santa Casa do Pará, em Belém. A criança é um dos maiores bebês em registro no Brasil, nas últimas décadas.

Estefany é filha do casal de agricultores Francilene do Espírito Santo Araújo e Paulo César Santana Evangelista, moradores da localidade de Igarapé Mocoonzinho, no município de Acará, nordeste do estado. A menina precisou ficar internada na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) por ser uma bebê muito grande e com risco de hipoglicemia

Equipe médica acompanhou diariamente a evolução do quadro de saúde da bebê, em função do seu alto peso e tamanho e do quadro de hipoglicemia Foto: Divulgação Fundação Santa Casa do Pará
Equipe médica acompanhou, diariamente, a evolução do quadro de saúde da bebê, em função do seu alto peso e tamanho e do quadro de hipoglicemia (Divulgação Fundação Santa Casa do Pará)

“Ela é uma bebê muito fofa, grande e linda. Como ela foge do nosso padrão de tamanho de recém-nascido, a princípio, ela foi acomodada em um berço aquecido, pois não coube dentro do isolete (pequeno berço para crianças internadas em UTIs e UCIs) que a gente normalmente usa. Para ficar mais segura e confortável, a transferimos para uma cama pediátrica. Ela é o xodó de toda a equipe”, relatou a médica pediatra neonatologista da Fundação Santa Casa, Olivia Mota.

Segundo a médica, durante a gestação, a mãe desenvolveu o diabetes gestacional.

“E as mães que têm diabetes gestacional dão à luz a crianças muito grandes, normalmente são bebês maiores que quatro quilos, e não tão grandes quanto a nossa Estefany que surpreendeu pelo peso que nasceu. Uma das prováveis causas dela ter nascido tão grande foi a diabetes gestacional da mãe”, explica.

Estefany Araújo Evangelista nasceu no último dia 15 e recebeu alta nesta sexta Foto: Divulgação Fundação Santa Casa do Pará / Divulgação
Estefany Araújo Evangelista nasceu no último dia 15 e recebeu alta na sexta-feira (10) (Divulgação Fundação Santa Casa do Pará)

Para a médica pediatra e neonatologista Vilma Hutim, o peso normal de um bebê gira em torno de 2,500 kg a 3,999 kg. Acima de 4kg já é tratado como um bebê GIG (recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional).

Presente de Natal

O pai estava contando os dias para que a filha retornasse para casa. Segundo ele, a chegada dela na comunidade de Igarapé Mocoonzinho será celebrada pela família.

Criança nasce com 7 quilos no Pará e surpreende pais e equipe médica da maternidade Foto: Divulgação Fundação da Santa Casa de Misericória
Criança nasce com 7 quilos, no Pará, e surpreende pais e equipe médica da maternidade (Divulgação Fundação Santa Casa de Misericórdia)

“A felicidade é grande, o maior presente de natal que já recebi. A nossa família estava esperando um presente grande, mas não tão grande, né? Tenho só que agradecer a Deus, em primeiro lugar, a minha família, que está nos apoiando, e à equipe de profissionais da Santa Casa que nos atendeu muito bem e não deixou faltar nada”, relatou Paulo.

A família, que perdeu boa parte do enxoval devido ao tamanho e peso da menina, recebeu uma série de presentes, entre os quais roupinhas, fraldas e alimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO