No Pará, Belém e Santarém escolhem novo prefeito no 2º turno


Por: Fabyo Cruz

25 de outubro de 2024
No Pará, Belém e Santarém escolhem novo prefeito no 2º turno
Urna eletrônica com o mapa do Pará (Composição de Weslley Santos/CENARIUM)

BELÉM (PA) – Eleitores de Belém e Santarém, no Pará, retornam às urnas neste domingo, 27, para definir os novos prefeitos e vices que estarão à frente das cidades pelos próximos quatro anos. Ao todo, 1.302.577 pessoas poderão votar neste segundo turno das Eleições 2024, sendo 1.056.251 eleitores na capital paraense e 246.326 em Santarém, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Em Belém, a disputa é polarizada entre Igor Normando (MDB) e o Delegado Éder Mauro (PL). Uma pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data, nesta sexta-feira, 25, aponta vantagem expressiva para Igor, com 59% das intenções de voto, enquanto Éder Mauro aparece com 34%. Quem não votou no primeiro turno e não justificou ausência pode exercer o direito de voto normalmente.

Quando considerados apenas os votos válidos, Igor alcança 63%, contra 37% de Éder Mauro, uma diferença de 26 pontos percentuais a favor do candidato do MDB. Esse cenário antecipa um segundo turno decisivo e de fortes expectativas para o futuro mandatário da capital do Pará.

Cenário eleitoral em Santarém

Em Santarém, a corrida entre os candidatos também está em ritmo intenso. Pesquisa realizada pelo Real Time Big Data, em 21 de outubro, mostra Zé Maria Tapajós (MDB) à frente com 52% das intenções de voto, enquanto JK do Povão (PL) apresenta 44%. A disputa no segundo turno reflete o desejo dos santarenos de consolidar uma liderança que atenda às expectativas da população local.

Preparativos do TRE-PA

Para garantir que o processo eleitoral aconteça com segurança e eficiência, o TRE-PA mobilizou um contingente de 14.628 mesários, dos quais 11.292 estarão em Belém e 3.336 em Santarém. Além disso, 87 profissionais de Tecnologia da Informação estarão presentes nos locais de votação — 62 na capital e 25 em Santarém — para monitorar o funcionamento das urnas e a transmissão dos resultados. A previsão é de que os resultados para Belém sejam concluídos às 18h e, em Santarém, às 19h, graças aos recursos materiais como notebooks, antenas e veículos destinados a facilitar a apuração.

Expectativa de abstenção

O índice de abstenção no primeiro turno em Belém foi de 20,14%, equivalente a 212.737 eleitores, e as projeções indicam que esse número pode se manter no segundo turno. Em Santarém, 49.781 eleitores, ou 20,21%, deixaram de votar no primeiro turno. A realização do segundo turno próximo ao feriado do Recírio não deverá impactar significativamente a taxa de participação, com a abstenção histórica se mantendo estável.

Maiores colégios eleitorais

Belém conta com uma extensa rede de locais de votação, com 101 zonas eleitorais, 391 locais e 3.012 seções. A Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, é o maior colégio eleitoral, com 9.273 eleitores, seguido da Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, na Terra Firme, com 9.244 votantes. Em Santarém, que possui três zonas eleitorais, 302 locais e 865 seções, o maior local de votação é a Escola Estadual Rio Tapajós, com 5.107 eleitores, e a Escola Princesa Izabel, com 4.961 votantes.

Leia mais: Éder Mauro ganha apoio de ex-candidatos que foram derrotados em Belém
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.