Norte registra maior queda de leitores; AM tem pior índice da região


Por: Lucas Thiago

01 de julho de 2025
Norte registra maior queda de leitores; AM tem pior índice da região
A região Norte e livros (Imagem gerada por ia ImageFX)

MANAUS (AM) – O Amazonas registrou o pior índice de leitura da região Norte, conforme uma pesquisa do Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú e a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). De acordo com o estudo realizada entre abril e julho de 2024, 40% dos entrevistados no Estado afirmaram ter lido algum livro, impresso ou digital, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores à 6ª edição do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”.

O levantamento apontou uma queda significativa no número de leitores na região, com a proporção de entrevistados que leem caindo de 63% para 48% entre 2019 e 2024, o que representa uma redução de 15 pontos percentuais em cinco anos. Os Estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins alcançaram 54% no levantamento com os maiores índices de leitores da Região Norte. O Pará na sequência dos nortistas ficou 48%.

Percentual de leitores por região de 2024 em comparação com 2019 (Reprodução)

A pesquisa entrevistou 5.504 pessoas em 208 cidades, considerando o leitor que leu pelo menos um livro, impresso ou digital, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores.

O levantamento, realizado com pessoas acima de 5 anos de idade, aponta a Região Sul concentra a maior quantidade de pessoas que leem no Brasil, com com 53%; seguida da Região Norte com 48%. A região Centro-Oeste aparece com 46%, na sequência Sudeste (46%), Nordeste aparece com 43%.

Considerando a estimativa populacional brasileira, os dados apontam que o País tem, atualmente, 93,4 milhões de leitores (considerando a população com 5 anos ou mais). Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no Brasil, de acordo com os dados divulgados.

O número de não leitores verificado em 2024 representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao de 2019, que era a edição mais recente da pesquisa. Os dados divulgados neste ano são os que apresentam o maior total de “não-leitores” na série histórica do levantamento, que começou em 2007.

Veja a pesquisa completa:

Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.