Nova pesquisa mostra Cidade encostado em Amom e muda cenário para 2º turno em Manaus
02 de agosto de 2024

Carol Veras – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A quarta pesquisa eleitoral de intenções de voto para a Prefeitura de Manaus, divulgada nesta sexta-feira, 2, pelo instituto Pontual Pesquisas, mostra Amom Mandel (Cidadania) em queda na corrida pela segunda posição, enquanto Roberto Cidade (UB) se aproxima para brigar por um possível segundo turno contra o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), que aparece na primeira colocação (31,5%) na sondagem de opinião.
De acordo com a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08584/2024, Cidade tem 15,6% da preferência do eleitorado e obtém um crescimento de 2,8% desde o último levantamento realizado pelo mesmo instituto, no dia 22 de julho. Em contrapartida, Amom caiu para 23,2%, pontuação 2% menor que a anterior. Os dados são referentes à pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos entrevistados são apresentados ao entrevistado.
Na sequência, aparecem: Alberto Neto (PL), com 10,5%; Marcelo Ramos (PT), com 4,5%; e Wilker Barreto (Mobiliza), com 2,4%. Votos em branco e nulos contabilizam 9,3%, já 3% das pessoas entrevistadas preferiram não opinar. Ao todo, a pesquisa ouviu 1.066 eleitores em Manaus, nos 63 bairros.
Os candidatos Natália Demes (Psol) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não aparecem na pesquisa. Do percentual completo do grupo alvo da pesquisa, 56,4% do total de entrevistados está decidido em quem votar, enquanto 35,1% seguem na incerteza. Dos contribuintes com o levantamento, 8,5% preferem não emitir opiniões. A margem de erro do relatório é de 3%, com intervalo de confiança de 95%.

Rejeição
Respondendo o questionamento “Desses pré-candidatos, em quem você não votaria para prefeito de Manaus?”, a liderança de rejeição continua com David Almeida, com 24% dos entrevistados preferindo que o prefeito não seja reeleito, número 1,7% maior desde a última divulgação. Em segundo lugar, Marcelo Ramos aparece com 19,6%, seguido de Amom Mandel, que marca 16,9%, candidato com a maior rejeição em crescimento registrada desde a última pesquisa, cuja alta chega a 7,1%.
Abaixo destes, seguem os candidatos Alberto Neto (8,9%), Roberto Cidade (7,0%) e Wilker Barreto (4,7%). Pessoas que não quiseram opinar somam 10,8%, já os que sugerem votar branco ou nulo correspondem a 8,1%.

Pesquisa de rejeição (Reprodução/Pontual Pesquisas/O Poder)
Perfil dos entrevistados
Em Manaus, a maioria em 53% do perfil eleitoral corresponde a mulheres, sendo homens minoria em diferença de 6%, totalizando 47%. Do total de eleitores, a maioria (38%) equivale a pessoas com idade maior que 44 anos. A religião dos entrevistados equivale à grande parte evangélica, com 43,4%, seguido da católica, com 31,6%, o que pode refletir diretamente no perfil dos pré-candidatos em liderança nas pesquisas.